Publicado em: 19/04/2012 às 19:00hs
"Esta é uma discussão que se arrasta há anos. O Estado está buscando soluções, já que as atividades no Parque aumentam a cada ano", disse. Alberto Pinto Coelho afirmou ainda que ouvirá as associações do Parque para agregar o lugar ao Expominas, transformando o Parque em um Centro de Convenções completo, fomentando o turismo de negócios. " Essa dicotomia de separar o Expominas do Parque da Gameleira caiu por terra e estamos estudando uma solução para integrar os dois espaços", prometeu o vice-governador que informou já ter sido aberta a consulta pública para coletar sugestões a essas mudanças. A idéia é contruir no Parque , por meio de uma parceria público-privada, um complexo multiuso, mantendo o espaço para as exposições agropecuárias. "Para isso, é fundamental a participação da iniciativa privada", enfatizou.
O evento de lançamento da Superagro 2012, realizado no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), contou com a presença do secretário de Estado de Agricultura, Elmiro Nascimento, do presidente da Faemg, Roberto Simões, do diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto e de outras autoridades e lideranças do setor público e da iniciativa privada, com atuação no agronegócio.
Otimismo
Os promotores da feira estão otimistas para a edição 2012 e esperam bons negócios, após o recorde alcançado pelo Produto Interno Bruto (PIB) agrícola mineiro em 2011, de R$ 118 bilhões, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP. A este desempenho, se alia a tendência de crescimento do agronegócio mineiro, já registrada neste início de ano.
O secretário de Agricultura, Elmiro Nascimento, destacou a produção recorde de grãos em Minas Gerais na safra 2012, com um volume esperado de 11,9 milhões de toneladas, 11,4% superior ao da safra 2011. "Esse é apenas um exemplo da importância do setor de agronegócios em Minas Gerais", disse, ressaltando que o Estado busca cada vez mais sustentabilidade na agricultura familiar, melhorando a renda dos pequenos produtores rurais.
A oitava edição da Superagro será realizada entre os dias 03 e 10 de junho, no complexo Parque de Exposições da Gameleira / Expominas. Compõem a feira, entre outros, a 52ª Exposição Estadual Agropecuária, a 20ª Expocachaça, a 3ª Expovet e a Vila da Agricultura Familiar. "É esse o segredo da Superagro. A cada edição diversas novidades para o público em geral e para os produtores. Além dos negócios e da solidez agropecuária que Minas Gerais mostra ao país, os aspectos sociais e educativos também são de grande importância para o público de Belo Horizonte. Por isso destaco a afirmação do vice-governador sobre a importância das exposições agropecuárias continuarem no Parque da Gameleira", enfatizou o presidente da Faemg, Roberto Simões. Em 2011, a Superagro recebeu cerca de 70 mil pessoas, e negócios com os leilões, em R$ 5,8 milhões.
Novidades
Entre as novidades desta edição, a Superagro terá a cozinha experimental do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Minas), com o preparo de pratos especiais utilizando como ingredientes principais os produtos da agricultura familiar, além do Festival de Caipirinhas e Caipifrutas, na Expochaça, com vários estandes e bartenders fazendo as bebidas. O público poderá comprar as bebidas e votar para eleger a melhor caipirinha e o melhor bartender.
Novidades também com o Ciclo de Palestras do evento PUCVET – iniciativa da Puc Minas- Unidade Betim, com a Superagro, e o Seminário Minas Leite, com a presença de agricultores de diversas regiões do Estado.
A Superagro é uma iniciativa do Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Faemg e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG).
Mais informações no site www.superagro2012.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa ? Superagro 2012
◄ Leia outras notícias