Outros

Ministros iniciam debate sobre desenvolvimento para Rio+20

Os ministros do Meio Ambiente da América Latina e do Caribe se reuniram nesta quinta-feira (2) em Quito para debater questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável e também definir uma postura em comum visando a cúpula Rio+20 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que acontecerá em junho no Rio de Janeiro


Publicado em: 03/02/2012 às 12:40hs

Ministros iniciam debate sobre desenvolvimento para Rio+20

Trata-se do XVIII Fórum de Ministros do Meio Ambiente da América Latina e do Caribe, que começou na última terça-feira com reuniões de analistas e será concluído nesta sexta-feira com a apresentação dos resultados do encontro.

Além de realizar um balanço com a troca de experiências, o Fórum também busca soluções viáveis para contornar os problemas da região relacionados com temas ambientais. Achim Steiner, diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), destacou os esforços da região na recuperação do meio ambiente, como a redução no desmatamento em regiões amazônicas, mas também fez um alerta sobre os desafios que ainda estão pendentes.

Segundo Steiner, um dos principais desafios é fazer com que a economia cresça sem prejudicar o meio ambiente, ou seja, como se desenvolver em harmonia com a natureza. Para o diretor-executivo da Pnuma, a reunião de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que será realizada entre 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro, deve ser “mais reflexiva” na busca de ações concretas, algo que também foi mencionado pelo chanceler equatoriano, Ricardo Patiño.

“Os latino-americanos e caribenhos não podem mais perder tempo e também não pode se limitar à determinadas convenções”, afirmou Patiño, que exigiu maiores compromissos dos países desenvolvidos nos aspetos relacionados com o financiamento para respaldar a mudança climática na região.

Fonte: Portal Terra

◄ Leia outras notícias