Outros

Ministro do Desenvolvimento Rural da Hungria visita Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha recebeu na terça-feira( 19), o ministro do Desenvolvimento Rural da Hungria, Sándor Fazekas. Ele e comitiva estiveram, pela manhã, na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, e, à tarde, nas vinícolas Miolo e Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos


Publicado em: 21/06/2012 às 12:10hs

Ministro do Desenvolvimento Rural da Hungria visita Serra Gaúcha

A atividade foi articulada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “O ministro Mendes Ribeiro esteve na Hungria, em março recente, quando convidou Fazekas para vir ao Brasil; por conta do interesse do ministro húngaro especificamente pelas áreas de produção orgânica e de vitivinicultura, propusemos a agenda na Serra Gaúcha”, diz o analista de Comércio Exterior do Mapa Adilson Oliveira Farias, que acompanhou a comitiva estrangeira. Integraram-na, ainda, do Ministério do Desenvolvimento Rural da Hungria, a secretária de Estado Adjunta, Katalin Tóth, e o assessor do Departamento de Relações Internacionais Tamas Kuntar, além da adida comercial da Embaixada, László Zsuzsanna.

Na Embrapa Uva e Vinho, o grupo foi recebido pelos chefes-adjuntos de Pesquisa e Desenvolvimento, Mauro Zanus, e de Administração, Flávia Basso. Em reunião inicial, foi apresentado panorama dos projetos do centro de pesquisa. Na sequência, a representante do projeto ‘Wines of Brasil’ – executado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), apoiador na recepção à comitiva húngara – Bárbara Ruppel falou sobre as ações de promoção do vinho brasileiro no mercado externo. Visitas aos laboratórios de biotecnologia e de enologia da Embrapa Uva e Vinho deram continuidade à programação pela manhã, encerrada com degustação de produtos elaborados pelo centro de pesquisa.

Após a programação no Vale dos Vinhedos, o grupo seguiu para o Rio de Janeiro, onde, na Rio+20, os ministros Mendes Ribeiro Filho e Sándor Fazekas assinam protocolo de cooperação, de acordo com o analista de Comércio Exterior do Mapa Adilson Oliveira Farias.

“Entre outras, há a possibilidade de avançar, na colaboração com a Hungria, na área de intercâmbio de material genético da videira”, diz, ao avaliar a visita, o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus.

Fonte: Embrapa Uva e Vinho

◄ Leia outras notícias