Publicado em: 02/03/2012 às 08:40hs
Serão apresentadas uma cultivar de aveia preta, uma leguminosa forrageira e uma cartilha de cooperativismo. Os lançamentos acontecem logo após a cerimônia de abertura da Expodireto, no dia 5, às 13h, no estande do MAPA.
A aveia preta é uma das principais culturas de inverno na Região Sul. Somente no Rio Grande Sul, a aveia preta ocupa mais de 2 milhões de hectares, tanto na cobertura do solo, como na integração-lavoura-pecuária. Reconhecendo a importância da cultura na manutenção do sistema plantio direto e na sustentabilidade da pecuária de leite e de corte, a Embrapa Trigo lança a cultivar de aveia preta BRS Centauro, uma alternativa às populações de aveia preta comum, ainda utilizadas em larga escala pelos agricultores. Destacam-se na cultivar a uniformidade e o tipo de planta para aptidão forrageira e cobertura de solo, rendimento de matéria seca e relação folha/colmos, com boa tolerância e adaptação a solos com baixa fertilidade e problemas de acidez. A cultivar é resultado do trabalho conjunto da Embrapa com a SULPASTO (entidade que reúne produtores do RS, SC e PR), e a UFRGS.
A Embrapa Clima Temperado lança a cultivar BRS Resteveiro, uma leguminosa forrageira de estação fria recomendada principalmente para a formação de pastagens em terras baixas, sendo muito interessante para ser cultivada antes ou após o arroz e para rotações agricultura-pecuária com este cereal.
O MAPA lança a cartilha “Gênero, Cooperativismo e Associativismo”, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo.
A Embrapa participa da Expodireto com oito Unidades da empresa: Clima Temperado, Milho e Sorgo, Pecuária Sul, Suínos e Aves, Arroz e Feijão, Trigo, Transferência de Tecnologia e Florestas. A área de campo e o estande institucional do MAPA contarão com mais de 30 tecnologias da Embrapa (detalhes em anexo), além do atendimento da Secretaria de Política Agrícola - SPA, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo - SDC, do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET e da Superintendência Federal da Agricultura -RS.
Fonte: Embrapa Trigo
◄ Leia outras notícias