Outros

Ministério do Desenvolvimento Agrário espera atender 500 pessoas em mutirão de documentação no RS

Cerca de 500 pessoas, entre agricultoras, indígenas e indivíduos que se enquadram na faixa de extrema pobreza, dos municípios de Alpestre e Vicente Dutra, localizados no Território da Cidadania Alto Médio Uruguai, no Rio Grande do Sul/RS, terão a oportunidade de colocar em dia a sua documentação


Publicado em: 14/09/2012 às 15:50hs

Ministério do Desenvolvimento Agrário espera atender 500 pessoas em mutirão de documentação no RS

Nos dias 14, 15 e 16 de setembro, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Defensoria Pública, governo do estado e prefeituras, promovem o 11º mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR).

Na avaliação da delegada do MDA no Rio Grande do Sul, Dalva Schreiner, sem documentação a pessoa não tem acesso à cidadania. “Ter documento é fundamental para assegurar os direitos à cidadania. Com isso, o PNDTR se faz cada vez mais importante para garantir acesso às politicas públicas do governo federal, especialmente aos incluídos no Plano Brasil Sem Miséria (PBSM)”, pondera.

A equipe, formada por mais de 20 profissionais, vai atender as pessoas interessadas em obter carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento e casamento (2ª via), cartão do SUS, pré-natal para gestantes e auxílio maternidade, além de assegurar encaminhamentos para aposentadoria.

As prefeituras de Alpestre e Vicente Dutra participam da ação com as secretarias municipais de Saúde, Educação, Agricultura e Cultura. Após 30 dias, os documentos emitidos, gratuitamente, estarão disponíveis nos municípios, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) local ou na prefeitura.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias