Outros

Ministério da Agricultura divulga resultados positivos para o amendoim

Análise realizada na safra 2010-2011 apontou conformidade em cerca de 80% das leguminosas. Entre participantes do Programa Pró-Amendoim, taxa sobe para 86%


Publicado em: 02/03/2012 às 15:20hs

Ministério da Agricultura divulga resultados positivos para o amendoim

O amendoim brasileiro continua vencendo a batalha contra a aflatoxina, uma toxina produzida por fungos. Segundo dados do Ministério da Agricultura, 78,05% da safra nacional 2010-2011 da leguminosa ficou dentro do limite de conformidade estabelecido. Os números refletem os bons resultados do Programa Pró-Amendoim, que há 11 anos trabalha a autorregulamentação e a expansão do consumo do produto.

Desenvolvido e implementado pela ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados –, o Pró-Amendoim apresenta números ainda mais expressivos entre seus participantes. Em amostras de produtos recolhidas e analisadas pelo programa, a taxa de conformidade foi de 86,3%. “Esses números ajudam a comprovar o sucesso do programa. Quando começamos o trabalho, em 2001, apenas 20% da safra foram aprovadas neste tipo de teste”, afirma Arnaldo Micheloni Jr., vice-presidente do setor de Amendoim da Associação.

Os testes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foram realizados pelo Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) e divulgados no Diário Oficial da União do dia 16 de novembro de 2011. Foram avaliadas 57 amostras produzidas em Goiás e São Paulo, das quais 45 se mantiveram dentro do índice de conformidade estabelecido. “São anos de aprendizado e desenvolvimento em conjunto de boas práticas de produção, armazenagem e distribuição, principal objetivo da primeira fase do Pró-Amendoim”, comemora o vice-presidente de Amendoim.

Na segunda etapa do programa, já em andamento, a Associação vem trabalhando palestras junto a profissionais de saúde e formadores de opinião para divulgar as qualidades da leguminosa. “Agora, além de seguir com o controle da qualidade de nosso amendoim, estamos mostrando como ele é um alimento rico à saúde, que traz diversos benefícios ao corpo humano ainda desconhecidos de grande parte da população brasileira”, explica Micheloni Jr.

Sobre o Programa Pró-Amendoim

O Programa Pró-Amendoim é um programa de autorregulamentação e expansão do consumo do produto que foi criado em março de 2001, pela ABICAB, com objetivo de elevar a qualidade e a imagem do amendoim e seus derivados para o mercado. O foco do programa é o combate às aflatoxinas, buscando estimular toda a cadeia produtiva na obtenção de um amendoim adequado aos padrões e limites nacionais e mundiais para esta toxina, oferecendo aos consumidores alimentos seguros.

Sobre a ABICAB

A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias, que é responsável pela geração de 31 mil empregos diretos e 62 mil indiretos.  Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva nacional, representando 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau.

Fonte: Perspectiva Comunicação

◄ Leia outras notícias