Publicado em: 01/06/2012 às 09:10hs
O projeto faz parte do programa do governo federal de aumentar a produção de fertilizantes no país. Já foi aprovado pela União mas ainda não começou a ser construído.
O complexo custará cerca de US$ 3 bilhões e produzirá fertilizantes nitrogenados (ureia e amônia), metanol, ácido acético, ácido fórmico e melamina, aumentando a oferta interna desses produtos derivados do gás, o que reduzirá a necessidade de importação.
O anúncio foi feito durante audiência concedida a vice presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES) (foto).
A fábrica atrairá a instalação de uma série de outras empresas da cadeia de fertilizantes, ligadas ao setor agrícola e da cadeia de produtos químicos. E também empresas fornecedoras de serviços de manutenção de equipamentos, locação de máquinas, entre outras.
A liberação do investimento, apesar de não ser novidade para o estado, foi incluída pelo governo federal nas compensações ao ES com a perda do Fundap (Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias).
De acordo com Rose de Freitas, as negociações do estado em relação às compensações estão em andamento com o ministro da Fazenda, Guido Mantega e com o secretário-executivo do ministério, Nelson Barbosa.
A deputada disse que a ministra Ideli garantiu dar atenção especial ao pedido da fábrica de Linhares e que estará acompanhando o andamento do processo da liberação do investimento.
Com Ideli a deputada tratou ainda do processo de enquadramento do empreendimento no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura da Indústria Petrolífera nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Repenec), programa do governo federal que concede incentivos para programas nessa área.
Rose solicitou também à ministra a liberação de emendas empenhadas do ex-deputado Camilo Cola (PMDB-ES) no valor de R$ 2 destinadas para Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim.
Fonte: Agência Congresso
◄ Leia outras notícias