Publicado em: 09/04/2012 às 17:40hs
O grupo que está trabalhando na elaboração das bases do Programa de Desenvolvimento da Cadeia do Leite no Rio Grande do Sul (Prodeleite-RS) tem propostas para a organização e a sustentação da cadeia produtiva do leite no Estado, que incidirão sobre a alimentação, a sanidade, a genética e o manejo, com um planejamento estratégico para os próximos 10 anos e a consequente elevação do PIB do setor.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e o presidente da Câmara Temática do Leite da Ocergs, Gilberto Piccinini, participaram dos trabalhos, assim como representantes da Cosuel, Santa Clara, CCGL, Languiru e Cosulati. Pela Seapa participaram, além do secretário Luiz Fernando Mainardi, o coordenador das Câmaras Técnicas da Secretaria, Milton Bernardes.
O próximo encaminhamento do grupo de trabalho é a apresentação para a Assembleia Legislativa e, após, novamente para a CTL da Ocergs. Quando for aprovado pelo governador do Estado, o programa será lançado oficialmente.
Entenda como iniciou o projeto
Fazem parte do conjunto de ações delineadas a criação do Instituto Gaúcho do Leite, o convênio de cooperação com a Galícia e a organização de unidades de produção coletivas. Lideranças do setor leiteiro do Estado, em missão organizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, visitou a região da Galícia, na Espanha, no final de janeiro de 2012. No retorno, foi criado um Grupo de Trabalho para dar sequência prática ao que foi visto durante a viagem de intercâmbio a uma das maiores regiões produtoras de leite do mundo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social SEAPA RS
◄ Leia outras notícias