Publicado em: 13/03/2012 às 08:20hs
A garantia foi dada pelo presidente do Ibama, Curt Trennepohl, durante encontro na quinta-feira (8) em que o secretário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, e o deputado Wellington Fagundes pediram celeridade na emissão da L.O.
Trennepohl adiantou que a licença deve sair o mais breve possível. “O prazo máximo é de 30 dias, mas acredito que até o final deste mês esteja tudo pronto para o funcionamento dos trilhos no município”, prometeu.
De acordo com Francisco Vuolo, uma equipe do Ibama foi a Mato Grosso em fevereiro fazer uma vistoria no terminal. Na ocasião, técnicos da ALL pediram mais tempo para a entrega ao Ibama de um relatório técnico com alterações no projeto. "Existe a possibilidade real de o Ibama expedir a licença operacional no mês que vem", acrescentou Vuolo.
Segundo ele, as condições da rodovia entre Rondonópolis e Alto Araguaia não são boas, o que pode contribuir para uma solução a curto prazo. Ele adianta ainda que as obras na MT 299, que dará acesso ao terminal de Itiquira, estão em fase de conclusão.
O terminal ocupa uma área de 70 hectares e será utilizado para o escoamento de grãos como soja e milho e madeira, entre outras produtos. O investimento realizado pelas empresas soma cerca de R$ 40 milhões. Atualmente estão em operação 100 quilômetros de ferrovia entre Alto Araguaia e Alto Taquari. Até Itiquira são mais 193 km.
Outra etapa no avanço dos trilhos da Ferronorte no Estado é a chegada do modal de transporte até Rondonópolis, em que serão acrescentados mais 260 quilômetros, trecho que já está em obras e que também contará com um terminal. O deputado Wellington Fagundes aproveitou para pedir informações a Vuolo sobre o cronograma destas obras.
Segundo Vuolo, a licença de instalação do trecho já está liberada, o que permite a continuidade da obra. "A expectativa é que a inauguração do terminal ferroviário de cargas no município aconteça no início de 2013", disse o secretário.
A expansão da Ferronorte até Rondonópolis será de grande impacto econômico para todo o Estado. Quando o trecho de 252 quilômetros de extensão estiver concluído, os dois novos terminais da ferrovia receberão mais 12 milhões de toneladas de carga por ano, escoando a produção de grãos do Estado até o Porto de Santos, com previsão de chegar a 17,5 milhões de toneladas em 2015.
“Além das obras até Rondonópolis, estamos trabalhando junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres para executarmos o projeto básico e os estudos de impactos ambientais para a ampliação da ferrovia até Cuiabá, só assim iremos definir o traçado dos trilhos”, explicou o secretário Intermodal de Transportes.
Fonte: Olhar Direto
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