Outros

Kaefer adverte para o risco de desabastecimento de frango no mercado brasileiro

A falta do produto pode ocorrer devido ao "caos" existente e resultante da carência de derivados de soja e milho para alimentar aves e suínos no Sudoeste e Sul do Brasil


Publicado em: 12/09/2012 às 07:30hs

Kaefer adverte para o risco de desabastecimento de frango no mercado brasileiro

O deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB/PR) advertiu ontem (11/09) para o risco de desabastecimento de frango e outros produtos com proteínas animais no mercado brasileiro, devido ao "caos" existente e resultante da carência de derivados de soja e milho para alimentar aves e suínos no Sudoeste e Sul do Brasil.

Segundo o parlamentar e empresário paranaense do setor de agronegócios, os estoques governamentais desses grãos existentes no Brasil estão concentrados nos estados de Goiás e Mato Grosso e precisam ser transportados com urgência às regiões antes citadas para possibilitar a alimentação de aves e suínos. Eles estão com pesos abaixo dos normais e muitos estão sendo mortos por produtores depois que os preços dos insumos alimentares atingiram preços proibitivos, após a quebra das safras de soja e milho nos Estados Unidos e que estimularam o aumento expressivo de exportações brasileiras desses produtos.

Em pronunciamento no Plenário da Câmara, na última quarta-feira (05/11), Kaefer também chamou à atenção dos parlamentares e das autoridades sobre os riscos de desabastecimento e de os preços de produtos avícolas e suínos aumentar ainda mais dentro de um contexto de alta da inflação anunciado pela Fundação IBGE (órgão governamental): o crescimento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em agosto último foi de 0,41% - maior alta desde agosto de 2007 - e, nos últimos 12 meses, atingiu 5,24%, superando a meta anual de 4,5% estabelecida pelo governo Dilma. O deputado responsabilizou o Ministério da Fazenda pela demora na tomada de decisões (financiamentos, reduções tributárias etc.) capazes de reverter o quadro dramático existente para produção de proteínas animal, fundamental à segurança alimentar da população brasileira.

O pronunciamento de Kaefer foi elogiado pelo então presidente, em exercício, da Mesa Diretora da Câmara, Esperidião Amin, que subscreveu as afirmações e comentários do seu colega do Paraná e disse que o setor produtor de proteínas animais "é da maior importância para o Sul e para todo o Brasil". O parlamentar é de Santa Catarina e ex-governador do estado que, juntamente com o Paraná, disputa a liderança na produção de aves e suínos.

Leia, abaixo, a íntegra do pronunciamento do deputado Kaefer e do elogio do então presidente, em exercício, da Câmara (05/09/2012).

Sr. Presidente, em exercício, da Câmara, deputado Esperidião Amin: trago aqui à tona - Sras. e Srs. Deputados - algo extremamente grave e importante que diz respeito, inclusive, ao seu estado, Santa Catarina. Ele divide com o nosso Paraná a condição de maiores produtores de aves e suínos do Brasil.

"A estratégia de todas as ações deveria ser sempre e, prioritariamente, segurança alimentar da população brasileira. Porém, estamos vivendo, hoje, uma situação dramática, onde aves e suínos do Sul do Brasil estão na iminência de não terem alimentação adequada.

Uma seca nos Estados Unidos provocou uma quebra muito grande da safra de milho, equivalente a duas safras do produto no Brasil. Este colheu uma safra muito boa, mas que está localizada nos estados de Goiás e de Mato Grosso.

Um grupo de deputados reuniu-se com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, e pediu que o Governo interceda nessa questão e implante o sistema que já foi usado outras vezes sobre o Prêmio para Escoamento de Produto, subsidiando parte do frete desse milho. O produto precisa ir dos estados citados para o Sudoeste-Sul do país, onde se concentra a produção de aves e de suínos.

Se o governo federal não tomar decisões radicais, drásticas e urgentes nessa questão, a nossa produção de aves e suínos estará correndo sério risco. Teremos aumento exponencial da carne de aves e de suínos e incremento na inflação da proteína animal, devido à carência de insumos e o aumento de sues preços.

Estou fazendo este registro na Câmara dos Deputados para que os parlamentares conscientizem o governo federal sobre o quadro dramático existente. O Ministério da Fazenda está adiando uma tomada de decisão, enquanto há a vontade favorável do Ministério de Abastecimento, Pecuária e Abastecimento para resolver os problemas, porque o órgão sabe, entre outros fatos, da importância de se dar crédito aos produtores e promover o abastecimento de grãos no Sul do País.

Espero que nossas reivindicações e outras sejam atendidas para o bem da cadeia produtiva de proteínas animal. Ela tem impacto muito grande, inclusive, no mercado exportador brasileiros.
É o registro que faço, Sr. Presidente.
Muito obrigado".

Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Alfredo Kaefer

◄ Leia outras notícias