Publicado em: 03/08/2012 às 13:20hs
A cidade de Castro (PR) sediará, entre os dias 07 e 11 de agosto, a Agroleite 2012, considerada a vitrine da tecnologia leiteira no Brasil. Durante o evento, a ITC DO BRASIL, indústria e importadora de produtos agropecuários, destaca em seu stand o CASTRONC (tronco hidráulico para casquear bovinos). Os criadores terão a oportunidade de realizar o casqueamento de seus animais neste novo equipamento gratuitamente e conhecer os benefícios oferecidos para os bovinos e profissionais.
O estado do Paraná se destaca pela produção de leite no país, ocupando a terceira posição no ranking com 3,59 bilhões de litros/ano, ficando atrás apenas de Minas Gerais (8,38 bilhões de litros/ano) e Rio Grande do Sul (3,63 bilhões de litros/ano), conforme dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade de Castro lidera a produção nacional de leite com 180 milhões litros/ano.
Em todo território brasileiro, as principais dificuldades observadas na pecuária leiteira são os decorrentes problemas de casco, que afetam desde o pequeno produtor aos grandes criatórios. Os mais freqüentes são: aumento na incidência de mastites; perda da condição corporal; problemas reprodutivos; crescimento excessivo de unhas, tecido entre as unhas (gabarro); bicheiras; entre outros.
O casqueamento oferece bem-estar, corrige as imperfeições e facilita a locomoção do animal para se alimentar, permitindo que fique em pé sem desconforto. Evita possíveis doenças, possibilita melhor qualidade dos membros, um dos aspectos levados em conta para animais julgados em pista. Em bovinos adultos é possível corrigir pequenas imperfeições nos aprumos, já nos bezerros há possibilidade de reparar estas deficiências. Todos estes cuidados reduzem o registro de doenças relacionadas ao casco, proporciona maior lucratividade na produção e com o uso do CASTRONC este procedimento é muito mais eficiente.
Benefícios do CASTRONC – O tronco não beneficia somente o animal, mas o casqueador. O uso do tronco manual faz com que os profissionais tenham problemas de dores de coluna, desgaste na rótula do braço, bursite e dores musculares. Com o uso do tronco hidráulico, o manejo do animal é realizado pelo conjunto de motores e pistões, excluindo os esforços humanos.
De acordo com Sr. Nicolaas Nienhuys, diretor presidente da ITC DO BRASIL, o grande avanço, em comparação com o tronco manual, é a eficiência do trabalho. “Hoje, os profissionais que utilizam o tronco manual sofrem com as manivelas e amarrações das patas. Com este método é possível casquear no máximo 25 animais por dia, enquanto o CASTRONC, 60 ou mais”.
O CASTRONC terá fabricação própria no Brasil e será produzido sob encomenda. A entrega será efetuada após 30 dias (úteis) do fechamento do pedido. A expectativa da empresa é vender até o fim do ano 40 unidades, com valor de venda a partir de R$55.000,00, sendo totalmente financiável pelo cartão BNDES/Finame.
Saiba como utilizar o Castronc:
O CASTRONC dispensa uso excessivo de cordas, de pessoas e principalmente de força manual. O processo é simples:
1° - O animal entra no tronco, a porta fecha em volta do pescoço através de um dispositivo;
2° - A tampa traseira trava o animal dentro do tronco;
3° - O animal deve ser levantado pela barrigueira de forma que fique imobilizado;
4° - Um pistão levanta a pata traseira até a altura desejada;
5° - Um motor hidráulico tem a função de levantar e fixar a pata dianteira;
6° - Regulagem para adaptar conforme tamanho do animal;
7° - Pistões elevam o tronco para facilitar o trabalho;
8° - Piso de borracha antiderrapante;
9° - Fechos rápidos para segurança do animal e do casqueador;
10° - Equipamento seguro, eficiente e fácil de manipular, além de evitar problemas com timpanismo.
Características do produto:
O tronco hidráulico não provoca lesões por não realizar amarrações desnecessárias. Como resultado, o animal fica menos tempo no tronco e menos estresse;
O profissional pode casquear uma quantidade maior de gado por dia, praticamente, mais que o dobro de animais;
O equipamento é composto de um conjunto de sete pistões e dois motores hidráulicos que manejam o animal e imobilizam para executar o serviço de casqueamento. Uma característica importante: a porta canga é adaptável às diferentes raças;
Suas dimensões: 2,25 cm (altura) x 1,40 cm (largura) x 2,10 cm (comprimento); rodas aro 13. Sistema eletrohidráulico com motor de 3 CV, trifásico (pode ser monofásico); sistema com 48 litros de óleo hidráulico. Peso aproximado de 700 kg.
Fonte: ITC DO BRASIL
◄ Leia outras notícias