Publicado em: 02/03/2012 às 10:30hs
Em decisão anterior, o TCU havia impedido a licitação da chamada “Ferrovia da Soja”, por conta de irregularidades encontradas no projeto básico de engenharia da obra.
Mudanças - Em atendimento ao tribunal, a Valec fez uma série de mudanças no projeto. Um exemplo é a alteração no traçado da ferrovia, o que levará a uma redução na extensão total da ferrovia em 19 quilômetros, além de o volume de terraplenagem cair em cerca de 10 milhões de metros cúbicos. A Fico, que terá início em Campinorte (GO) e se estenderá até Lucas do Rio Verde (MT), terá 1.040 quilômetros de trilhos, com previsão de entrega em 2014. O custo total estimado para a obra é de R$ 4,1 bilhões.
Projeto executivo - Com as alterações acatadas pela Valec, o TCU liberou a contratação de um projeto executivo para a obra, um estudo mais aprofundado de engenharia. “As providências noticiadas pela Valec mostram-se adequadas para evitar que as falhas preliminarmente constatadas no projeto básico (...) se propaguem para o projeto executivo a ser licitado”, disse o ministro relator do processo, Marcos Bemquerer Costa.
Segunda etapa - A previsão da Valec é de que a Fico passe por uma segunda etapa de obras. Esse trecho adicional, orçado em mais R$ 2,3 bilhões, seguirá de Lucas do Rio Verde até o município de Vilhena (RO), somando mais 598 quilômetros de malha.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR
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