Publicado em: 27/02/2013 às 12:10hs
Entre outras funções da Frente, segundo o deputado e 2º secretário do Legislativo, estariam a proposição de diferentes matérias para o aprimoramento das ferrovias, a promoção do debate sobre o projeto estratégico de desenvolvimento sustentável do país, a realização de estudos visando à integração multimodal das regiões, a mobilização pela expansão da malha ferroviária, pela revisão do modelo regulatório e pela destinação de mais recursos ao setor.
Defasagem - De acordo com Bier, o fato é que nossas rodovias não acompanharam o crescimento da produção agropecuária, não comportando de forma adequada o grande fluxo diário de caminhões. “Hoje, a maneira mais eficiente e economicamente viável para solucionar a questão do transporte da produção agropecuária paranaense é a melhoria da rede ferroviária no estado. Com ligações ferroviárias entre as regiões produtivas e o Porto de Paranaguá, os produtores terão menos custo de frete e as principais rodovias do estado serão desafogadas do intenso tráfego pesado”.
Ferroeste - O deputado, que entre 2007 e 2009 respondeu pela direção administrativa e financeira da Ferroeste – a Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. – lembra que em março de 2011 Santa Catarina lançou a sua Frente Parlamentar de Ferrovias, assim como ocorreu no Rio Grande do Sul três meses depois, com a criação da Frente Parlamentar de Apoio à Ferrosul – cujo propósito será o de planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos nos estados sulistas e no Mato Grosso do Sul, conforme decisão do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Para tanto, segundo Ademir Bier, deverá ser incorporada também a Ferroeste, no trecho que compreende a ligação entre Guarapuava e Cascavel. Assim, e com base na premissa de que o transporte ferroviário é importante mola propulsora da economia, o deputado entende que se justifica plenamente a instalação da nova Frente na Assembleia do Paraná.
Fonte: Imprensa parlamentar
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