Publicado em: 11/10/2012 às 07:35hs
O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) assinaram acordo para promover ações conjuntas que aumentem a produtividade agrícola da América Latina e Caribe, de modo que se fortaleça o acesso de seus habitantes a alimentos sãos e de qualidade.
Entre outros objetivos do convênio, assinado pelo Diretor Geral do IICA, Víctor M. Villalobos, e pela Diretora Executiva do PMA, Ertharin Cousin, está o de consolidar o trabalho que ambas organizações executam como parte do Programa Compras para o Progresso (P4P), que desde 2009 promove na Guatemala, Honduras, El Salvador e Nicarágua uma melhor articulação dos produtores de pequena escala com os mercados.
“O PMA não só provém de alimentos as populações, mas também lhes dá ferramentas para que construir capacidades e satisfaçam suas necessidades atuais e futuras, assim como as das crianças. Mas precisamos de parceiros que acrescentam suas vantagens comparativas, pois a aliança com o IICA é muito importante nesta parte do mundo”, expressou Cousin.
O Diretor General do IICA afirmou: “Mais que um documento, este acordo é um compromisso com os países onde o IICA e o PMA trabalham juntos. Também exploraremos possibilidades em outras partes do hemisfério para compartilhar nossas experiências, em especial as que buscamos trabalhar com agricultores de pequena escala”.
O acordo foi firmado no marco dos 70 anos do IICA, cuja cerimônia de comemoração, contou com Cousin como oradora principal, em 8 de outubro.
Outros propósitos do acordo são desenvolver programas voltados à mitigação e adaptação da agricultura da América Latina e Caribe aos efeitos das mudanças climáticas, assim como apoiar políticas sobre agricultura e sustentabilidade ambiental.
No período de 2012-2013, o IICA e o PMA apoiaram os processos de criação de capacidades entre produtores participantes do P4P na América Central, promoveram pesquisas sobre vinculação aos mercados, lavoura zero e lavoura reduzida, e intercambiaram informações de acesso ao crédito e seguro agrícola para os pequenos produtores.
O PMA participou como parceiro do IICA na Iniciativa Regional de Vinculação dos Pequenos Produtores aos Mercados, desenvolvida pelo Instituto e pela Secretaria Executiva do Conselho Agropecuário Centroamericano (SE-CAC).
O programa P4P nos países centroamericanos faz parte de uma iniciativa global do PMA, chamada Compras para o Desenvolvimento, que compra alimentos diretamente do produtor e suas associações para assegurar preços mais justos e facilitar seu acesso aos mercados.
Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura
◄ Leia outras notícias