Outros

IICA e FAO renovam compromisso de apoiar os ministérios de Agricultura da América Central e República Dominicana

O Instituto e o Conselho Agropecuário Centroamericano firmaram novo acordo para o funcionamento da Secretaria Executiva


Publicado em: 04/07/2012 às 13:50hs

IICA e FAO renovam compromisso de apoiar os ministérios de Agricultura da América Central e República Dominicana

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) ratificaram na capital hondurenha seu compromisso de acompanhar os Ministérios de Agricultura que compõem o Conselho Agropecuário Centroamericano (CAC) em seu propósito de promover a segurança alimentar da região.

A declaração de reafirmação do compromisso aconteceu durante reunião ordinária do Conselho de Ministros do CAC, no último 28 de junho, na Cúpula do Sistema de Integração Centroamericana (SICA).

Tegucigalpa também foi o cenário para a assinatura do novo acordo de cooperação entre o CAC e o IICA, por meio do qual esta agência interamericana provê recursos financeiros e logísticos para a execução de distintas ações de cooperação técnica nos países da região, e para o funcionamento da secretaria executiva do Conselho, com sede na San José, Costa Rica.

Dirigindo-se aos ministros da Agricultura, o Diretor Geral da FAO, José Graziano da Silva, disse que, em conjunto com o IICA, as ações de cooperação na América Central permitirão promover o direito de cada ser humano de ter acesso "aos alimentos saudáveis e suficientes”.

No encontro, presidido pelo Ministro de Honduras, Jacobo Regalado, contou com a presença de outros ministros: Gloria Abraham, de Costa Rica; Efrain Medina, da Guatemala; Ariel Bucardo Rocha, da Nicarágua; e Oscar Osorio Casal; do Panamá. Guillermo Lopez Suarez, de El Salvador, foi representado pelo embaixador daquele país ao governo de Tegucigalpa.

A agenda incluiu apresentações sobre as atividades realizadas durante o primeiro semestre do ano de 2012; a situação financeira do CAC; e a gestão do risco no setor agropecuário.

Na ocasião, foi anunciada também a presidência pro tempore do CAC, que estará a cargo do Ministério Agropecuário e Florestal da Nicarágua.

Mais informações: victor.delangel@iica.int

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias