Outros

IICA e Centro de excelência contra a fome iniciam diálogo sobre temas comuns

Organismos unem forças na busca de uma maior segurança alimentar no mundo


Publicado em: 13/12/2012 às 14:50hs

IICA e Centro de excelência contra a fome iniciam diálogo sobre temas comuns

Aconteceu no último dia 11, um encontro entre representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA), em Brasília, com o objetivo de iniciar o diálogo sobre temas comuns às duas organizações.

Nesta ocasião, o Instituto foi representado pelo Coordenador Técnico da Representação no Brasil, Breno Tiburcio, e o Centro pelas oficiais de Programas, Nadia Tavares Goodman e Sharon de Freitas.
 
A tona da reunião foi a experiência que ambas instituições têm na promoção da segurança alimentar. O IICA, desde sua fundação, em 1942, tem acumulado uma vasta experiência na cooperação técnica em tecnologia e inovação para o avanço da agricultura, propondo um novo modelo de agricultura, mais competitiva e sustentável para as Américas.
 
Nesse âmbito, o Instituto desenvolve um programa intitulado Agricultura e Seguridade Alimentar que entre outras ações objetiva oferecer aos países análises e informações oportuna, pertinente e integral sobre a situação e as perspectivas da segurança alimentar no hemisfério e no mundo, que sirvam de insumos para a tomada de decisões, objetivo este constante no Plano de Médio Prazo do IICA.
 
Breno apresentou a carteira de projetos desenvolvidos pelo Instituto em âmbito nacional, estadual e regional e apontou as possibilidades de sinergia com o PMA em especial nas regiões sul e nordeste do Brasil.
 
Nadia comentou que “o sucesso da experiência do Brasil na redução da pobreza e insegurança alimentar, nos últimos dez anos, gerou interesse global sobre o modelo brasileiro”. E é nessa área que o Centro envida seus esforços de promover intercâmbios de experiências, capacitações e promoção da cooperação Sul-Sul. A Oficial de Programas do PMA destacou que as atividades do Centro são basicamente voltadas para os países da África e alguns da Ásia, e acha de grande valia a parceria com o IICA para que estas ações cheguem aos países da América Latina.
 
Segundo Sharon, o Programa Fome Zero brasileiro é uma referência internacional e esta experiência vem sendo adequada e disseminada em especial nos países africanos.
 
Novos encontros acontecerão a partir de fevereiro, para estreitamento dessa parceria.

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias