Outros

IICA apoia MAPA na regionalização das políticas agrícolas no Brasil

Projeto pretende ampliar a contribuição da agropecuária brasileira para a construção de uma economia forte e sustentável, por meio do aperfeiçoamento de iniciativas, estratégias e políticas de fomento e de inovação tecnológica


Publicado em: 22/01/2013 às 09:50hs

IICA apoia MAPA na regionalização das políticas agrícolas no Brasil

No marco do estreitamento de vínculos entre o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), aconteceu em Brasília, na última terça-feira (15), um encontro entre o Secretário do Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC/MAPA), Caio Rocha, e o Representante do IICA no Brasil, Manuel Otero, que oficializaram a decisão de ambas instituições de trabalhar em conjunto na execução de um projeto de Regionalização das Políticas Agrícolas.

O projeto busca aperfeiçoar a atuação do Ministério e aproximá-lo aos médios-produtores. Entre as premissas do projeto estão a de se considerar uma Política Agrícola diferenciada e o fortalecimento ao Sistema Nacional de Defesa Agropecuária.
 
Segundo o Ministério, ao se regionalizar, aumenta-se a segurança para produzir; gera mais renda, amplia a produtividade e incentiva as boas práticas ambientais.
 
“O projeto é muito importante, pois reconhece as especificidades agrícolas de cada região do Brasil, assim torna-se possível oferecer soluções específicas para cada problema”, comentou Manuel Otero, Representante do IICA no Brasil.
 
Breno Tiburcio, Coordenador Técnico do IICA no Brasil apontou que “o projeto também apoiará os processos de descentralização gerenciais, visando a regionalização das políticas do MAPA e ainda atualizar e ampliar conhecimentos e informações que propiciem a regionalização das políticas públicas do Ministério”.
 
O projeto será testado em duas regiões do país que mais sofrem com as alterações climáticas: o sul e o nordeste. A cada seis meses os resultados serão avaliados e aportarão a consolidação do modelo a ser replicado em território nacional.
 
Na região sul, o Rio Grande do Sul foi o estado escolhido para receber as primeiras unidades dos projetos-piloto. Uma forma de valorizar sua diversidade de culturas, minimizar as adversidades climáticas e melhorar a competitividade na fronteira do MERCOSUL.

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias