Publicado em: 23/05/2012 às 10:50hs
“Queremos que tudo que já foi disponibilizado, a exemplo da renegociação e prorrogação de dívidas vencidas e a vencer até dezembro desse ano, crédito emergencial, aquisição de caprinos e ovinos, pela Conab, com doação simultânea e venda balcão de milho, chegue ao agricultor, amenizando os efeitos da longa estiagem”, afirmou o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao abrir na manhã desta terça-feira (22), no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães, o II Encontro de Secretários Municipais da Agricultura. O evento, que reuniu centenas de secretários de Agricultura, teve o objetivo de explicar e discutir a operacionalização das ações emergenciais e estruturantes que o governo está adotando, e ouvir as sugestões dos titulares das pastas municipais. Além disso, o secretário estimulou a criação de Fóruns de Secretários de Agricultura por território, instância proposta pela Seagri para a discussão dos problemas e busca de alternativas.
O II Encontro de Secretários Municipais da Agricultura caracterizou-se como uma reunião de trabalho, que contou com a participação, além do titular da Seagri, dos chefes de gabinete da secretaria de Relações Institucionais, Pedro Alcântara; da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional, Eliana Boaventura, e da Seagri, Jairo Carneiro; do superintendente do Banco do Nordeste do Brasil, Nilo Meira; da superintendente da Conab na Bahia, Rose Pondé; do presidente da Cerb, Bento Ribeiro; do coordenador estadual do DNOCS, Josafá Marinho Aguiar; diretor geral do Inema, Júlio Mota, e do coordenador da Cordec, Salvador Brito. Participaram também os superintendentes da Seagri e diretores e presidentes da Bahia Pesca, EBDA, Adab e CDA, órgãos vinculados à Secretaria da Agricultura.
Durante todo o dia, os representantes de todos esses órgãos apresentaram as ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo e responderam às perguntas formuladas pelos secretários, esclarecendo as dúvidas e explicando os passos para efetivar cada ação, fazendo com que os agricultores atingidos pela seca sejam atendidos na ponta.
O secretário da Agricultura de Juazeiro, Josival Barbosa explicou que, com o encontro, os secretários tomaram conhecimento com mais detalhes do que o governo vem fazendo para amenizar os efeitos da seca. “São ações importantes que já estão beneficiando a região”, disse ele, parabenizando a Seagri pela organização do evento. “Foi um excelente oportunidade para todos nós, que muito aprendemos hoje”, afirmou.
Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária
◄ Leia outras notícias