Publicado em: 25/09/2013 às 08:20hs
” Com essa frase, a secretária Rosângela de Oliveira, 49 anos, resumiu o ato de entrega das chaves das 400 moradias do Programa Minha Casa Minha Vida, em solenidade oficial nesta terça-feira (24), no município gaúcho de Canoas, região metropolitana da capital Porto Alegre.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, representou a presidenta Dilma Rousseff na cerimônia e lembrou da importância desse programa que resolve um dos principais problemas do Brasil e realiza um dos maiores sonhos dos brasileiros. “Tenho certeza de que muitos de vocês, quando chegarem em casa hoje, farão como eu fiz quando entrei no meu apartamento, também financiado pela Caixa. Olhei cada canto para ter a certeza que estava morando no que definitivamente era meu. É um dos maiores sonhos que a gente tem, ter o próprio lugar para criar os filhos e fazer as coisas acontecerem”, disse.
Rosângela é cadeirante e vai morar na casa de número 117, no bloco 5 do Residencial Ilha das Garças. Pela primeira vez na vida, além de entrar na própria moradia, ela viverá em uma casa que irá facilitar seu acesso e locomoção. “Eu já tinha tentado várias vezes financiar minha casa, mas a renda nunca era suficiente. O Minha Casa Minha Vida foi a chance que recebi de realizar esse sonho que tenho desde pequena”, festejou.
Moradias
Pepe Vargas lembrou que o Minha Casa Minha Vida é um dos principais programas do Governo Federal. Desde sua criação, em 2009, já entregou mais de um milhão de moradias e, com o Bolsa Família e a política de valorização do salário mínimo, é um dos grandes responsáveis pelo fim da extrema pobreza no País. “A presidenta Dilma costuma dizer que o papel do governo é governar para todos os brasileiros, mas priorizar a população que mais precisa das políticas públicas. O Minha Casa Minha Vida cumpre esse papel”, falou Pepe.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, lembrou que o programa resolve um problema antigo de Canoas e de todo o País, que é a falta de moradia. Ele lembrou que antes do Minha Casa Minha Vida, o último programa habitacional do município era da década de 1980, realidade que começou a mudar há quatro anos. “Esse sonho começou em 2009, quando o ex-presidente Lula chamou os prefeitos em Brasília e anunciou o Minha Casa Minha Vida. Quem coordenava o programa na época era a hoje presidenta Dilma”, recordou.
Minha Casa Melhor
Com as chaves do apartamento, os moradores do Residencial Ilha das Garças receberam o cartão Minha Casa Melhor. Ele tem um crédito até R$ 5 mil para ser usado em até quatro anos com o objetivo de comprar móveis e utensílios que melhorem a moradia. Os juros são de 0,48% ao ano.
Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário
◄ Leia outras notícias