Publicado em: 26/03/2013 às 09:50hs
O titular da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, explanou sobre o Plano Diretor de Irrigação no Contexto dos Usos Múltiplos da Água (Piuma).
Conforme Busato, o Piuma vai fazer um diagnóstico das áreas com aptidão para agricultura irrigada, em especial quanto à capacidade de uso dos solos e à disponibilidade de recursos hídricos, bem como identificar a capacidade de expansão das áreas irrigadas. "São diversos os benefícios do Plano Diretor. O nosso foco é o incentivo ao uso e reuso múltiplo da água constante, visando à conservação e potencialização da produção", destacou.
O projeto de lei institui ainda o Fundo Estadual de Irrigação, vinculado à SOP. A proposta tem como objetivo apoiar e custear a elaboração de projetos de irrigação e de gestão dos projetos públicos na área. O Fundo será gerido por um conselho gestor.
Participaram das discussões os secretários da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi; do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan; da Coordenação de Assessoramento Superior, João Victor Domingos; de Desenvolvimento e Promoção do Investimento; Mauro Knijnik; e o diretor de Assuntos Estratégicos da SOP, Djedah Lisboa. O encontro foi realizado no gabinete do governador, no Palácio Piratini.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
◄ Leia outras notícias