Publicado em: 25/09/2012 às 17:20hs
Após a apresentação das solicitações do grupo ao Governo do Estado, Tarso propôs a criação de um grupo técnico de trabalho, com a participação dos jovens, que deverá debater e trazer propostas que possam ser incluídas na 3º edição do Plano Safra Gaúcho.
"Muitas reivindicações devem ser contempladas no Plano Safra 2012/2013", adiantou o chefe do Executivo. "Cada um dos pontos apresentados será transformado em uma proposta objetiva de resposta ao movimento dos jovens. O que for de responsabilidade do Governo do Estado, responderemos. O que for de competência da União será devidamente encaminhado. Podemos responder a várias pautas a partir das políticas implementadas pelo Governo gaúcho", afirmou o secretário Pavan.
No final de outubro, os jovens devem retornar ao Piratini, desta vez, para participar de uma reunião de trabalho, na qual serão apresentadas e discutidas com representantes do Governo, SDR e a Secretaria Estadual de Educação, as propostas da juventude. Na pauta do encontro desta segunda-feira, estiveram as políticas estruturantes (que garantam condições de permanência da juventude no campo), com investimentos em educação, assistência técnica, acesso à terra, crédito fundiário, comunicação (Internet), entre outros pontos.
Os jovens demonstraram bastante preocupação com a falência da agricultura familiar, que pode ocorrer, segundo eles, pela falta de sucessores no campo e pelo crescimento do agronegócio. Com o início da discussão envolvendo, de forma inédita, Governo e juventude rural, o governador crê que o Rio Grande do Sul pode ser protagonista e um berço de novas políticas que possibilitem novas perspectivas para os jovens do campo.
Fonte: Assessoria de Comunicação da SDR
◄ Leia outras notícias