Outros

G20 debate desafios da segurança alimentar mundial

Vice-ministros de Agricultura revisarão os avanços alcançados neste ano na erradicação da fome no mundo e fortalecimento da agricultura. Uma delegação do IICA, presidida pelo Diretor Geral, Víctor M. Villalobos, participa do encontro


Publicado em: 21/05/2012 às 07:55hs

G20 debate desafios da segurança alimentar mundial

Sob a presidência do México, os Vice-ministros de Agricultura do Grupo do 20 (G20) se reunirão hoje e amanhã (17 e 18) para articular metas, focalizar esforços e estabelecer compromissos que abordem os desafios da segurança alimentar mundial.
 
Durante o encontro, que participam ainda organismos como o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e países convidados, será aprovado o documento final a ser entregue na cúpula de líderes do G20, nos Cabos, México, em 18 de junho.
 
Víctor M. Villalobos, Diretor Geral do IICA, quem preside a delegação do Instituto, destacou que pela primeira vez serão abordados temas relacionados diretamente com a agricultura neste encontro, temáticas que envolvem a segurança alimentar e a volatilidade dos preços dos alimentos.
 
“Os líderes das 20 economias mais desenvolvidas do mundo discutirão também outros temas de grande relevância para América Latina e Caribe, como o aumento de investimentos agrícolas, a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, o acesso de produtores aos mercados e um comércio agropecuário mais equitativo”, comentou Villalobos.
 
A delegação está composta por Gino Buzzetti, Representante do IICA no México; Miguel García Winder, gerente do Programa de Agronegócio e Comercialização; e Franklin Marín, coordenador do Centro de Promoção de Capacidades Técnicas e Liderança do Instituto.
 
A situação das iniciativas estabelecidas no Plano de Ação sobre a volatilidade dos preços e a agricultura, aprovado pelos ministros de Agricultura do G20, em Paris, 2011; e as recomendações sobre a produção de alimentos e a produtividade, foco do trabalho desenvolvido no G20 sob a presidência do México, durante 2012, serão alvos dos debates no encontro de hoje.
 
Francisco Mayorga, Secretário de Agricultura do México, abrirá a cerimônia desta manhã. Segundo informou os organizadores, espera-se que o informe final dos líderes do G20 incentive as nações e os organismos internacionais a manter seus apoios à cooperação internacional, para fortalecer a segurança alimentar mundial e melhorar o bem estar de todos os cidadãos do planeta.
 
O G20 inclui cinco países membros do IICA, Argentina, Brasil, Canadá, EUA e México, e ainda como convidados o Chile e a Colômbia.
 
Conscientes da importância do encontro das autoridades do bloco, e com o objetivo de integrar todo o hemisfério nas deliberações do Grupo, o IICA e a Secretaria de Agricultura do México (Sagarpa) criaram uma rede temática virtual, orientada a formar uma massa crítica em permanente atualização ao serviço de acadêmicos, pesquisadores, profissionais e produtores rurais.
 
A Rede pode ser acessada pelo portal: www.redagriculturaG20.net.

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias