Outros

Fórum promove integração de instituições para trabalhos na área de sanidade vegetal e animal

A aproximação e integração entre instituições de pesquisa públicas e privadas de Mato Grosso foi um dos resultados obtidos com a realização do Fórum de Discussão Sanidade Vegetal e Animal que se encerrou nesta quinta-feira em Sinop (MT)


Publicado em: 21/05/2012 às 08:00hs

Fórum promove integração de instituições para trabalhos na área de sanidade vegetal e animal

O evento reuniu durante três dias especialistas que debateram e levantaram demandas de pesquisa e de transferência de tecnologia envolvendo a sanidade das principais cadeias produtivas do estado.

Com uma programação dividida em quatro módulos, o Fórum discutiu questões sanitárias de culturas vegetais como a silvicultura e fruticultura; olericultura e rizicultura; e o complexo soja, milho e algodão. Já na parte animal, foram abordados aspectos sanitários ligados à piscicultura, suinocultura e bovinocultura.

Ao fim de todos os módulos, os participantes se reuniram em grupos onde foram delineadas propostas de projetos de pesquisa e transferência de tecnologia para serem desenvolvidos em conjunto pelas instituições. Agora, estas propostas serão formatadas e posteriormente submetidas às fontes de financiadoras.

“Foram levantados problemas e demandas importantes de projetos de pesquisa. Esta iniciativa vai aproximar estas instituições, promover a melhoria da comunicação entre os pesquisadores, além de nos conhecermos melhor e podermos traçar objetivos comuns para a solução dos problemas encontrados no estado”, afirma o professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Eduardo Figueiredo.

Segundo o coordenador do evento e pesquisador da Embrapa Algodão, Luiz Gonzaga Chitarra, o estado de Mato Grosso possui muitas demandas na área sanitária e este Fórum foi uma importante oportunidade para reunir estas demandas e formatá-las em projetos.

“Tem muitos desafios. Na área vegetal, por exemplo, podemos falar que os problemas de doenças e de pragas nas grandes culturas, soja, milho e algodão, são desafiadores. Temos problemas na área de florestas, olericultura e fruticultura e também na parte animal. Com este fórum estas demandas surgiram e com estes projetos seremos capazes de supri-las”, explica.

O Fórum de Discussão Sanidade Vegetal e Animal foi promovido pela Embrapa e pela UFMT e contou com a participação de pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril, Embrapa Algodão, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Florestas, UFMT, Unemat, Indea-MT, IFMT, Fundação MT, Empaer, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Ministério da Pesca e Aquicultura, Nativ, Tropical Polpa de Frutas, entre outros.

Fonte: Embrapa Agrossilvipastoril

◄ Leia outras notícias