Outros

Fiscalização identifica agrotóxicos irregulares

Apuração de denúncia leva à apreensão de cinco toneladas de produtos


Publicado em: 08/03/2012 às 12:10hs

Fiscalização identifica agrotóxicos irregulares

O Serviço de Sanidade, Inspeção e Fiscalização Vegetal da Superintendência Federal de Agricultura de Alagoas (Sifisv/SFA-AL) apreendeu aproximadamente cinco toneladas de produto à base de malathion. A partir de uma denúncia encaminhada à Coordenação Geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Sifisv iniciou a investigação do estabelecimento produtor de agrotóxicos irregulares no estado, o que resultou na apreensão.

Além do Sifisv de Alagoas, a ação envolveu o Serviço de Fiscalização de Insumos Agropecuários do Ceará (Sefag/SFA-CE) e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Aceal).

A fiscalização na empresa, que fabrica produtos de limpeza de uso doméstico, constatou a descoberta de um estoque de agrotóxicos sem registro e rotulados de forma irregular. Os produtos foram devidamente apreendidos e a empresa, notificada a corrigir a irregularidade constatada.

Na mesma iniciativa, foram realizadas fiscalizações em empresas do estado de Alagoas que produzem e comercializam agrotóxicos de caráter biológico, especialmente aqueles produzidos à base de Cotesia flavipes e Metarhizium anisopliae. O objetivo do trabalho é a regularização de estabelecimentos que estão com pendências de registro junto aos órgãos competentes, que incluem o Mapa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Fonte: Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

◄ Leia outras notícias