Outros

FERROVIAS: ANTT realiza consulta pública sobre revisão tarifária

No dia 09 de janeiro de 2012 foi aberta a Consulta Pública Nº 001/2011, referente à Resolução nº 3.705, de 10 de agosto de 2011, que faz menção ao Processo de Revisão Tarifária das Concessionárias de Serviço Público de Transporte Ferroviário de Cargas no Brasil


Publicado em: 26/01/2012 às 11:10hs

FERROVIAS: ANTT realiza consulta pública sobre revisão tarifária

Esta Consulta Pública visa obter contribuições da sociedade a respeito da metodologia utilizada no Processo de Revisão Tarifária das Concessionárias de Serviço Público de Transporte Ferroviário de Cargas. Assim, as possíveis contribuições devem ser redigidas na língua portuguesa e entregues das 9 horas do dia 10 de fevereiro de 2012 até às 18 horas do dia 10 de fevereiro de 2012, através do link abaixo, ou mediante via postal para o endereço fornecido no mesmo link. Qualquer cidadão pode contribuir com sugestões. Todas as informações necessárias estão no endereço eletrônico abaixo, onde também podem ser acessados os documentos de referência.

Reunião em Maringá - Para debater esse tema, será realizado no dia 31 de janeiro, às 9 horas, na sede da Alcoopar, em Maringá (Av. Carneiro Leão, 135, 9º andar - sala 903), uma reunião com a presença de representantes do setor produtivo. Na pauta, além da consulta pública, será apresentada a metodologia de estudo do Projeto "Jamaica", elaborado pela Esalq/USP, o qual visa contribuir de forma técnica e objetiva para o setor agrícola, considerando que aborda sobre a composição de tarifas ferroviárias para produtos agrícolas no estado.
 
 Projeto "Jamaica"  - O estudo tem a finalidade de desvendar as tarifas rodoviárias e ferroviárias cobradas do agronegócio paranaense e compará-las com o seu custo real. O ESALQ-LOG tem a tradição de associar um nome de país a cada projeto desenvolvido pelo grupo. O objetivo deste projeto é analisar as tarifas ferroviárias e rodoviárias do Estado do Paraná para diversos produtos do agronegócio nacional (soja, milho, farelo de soja, açúcar, etanol, calcário, fertilizantes), apresentando a inter-relação entre os demandantes do serviço ferroviário (empresas envolvidas no projeto), as concessionárias das ferrovias presentes no Estado e a ANTT.
 
 Participação  - Este projeto foi organizado pela Faep, com o auxílio da Ocepar, que além de contribuir com informações importantes, facilita o contato com as empresas cooperativas, assim como a  Alcoopar, que nesse mesmo sentido, representa as empresas do setor sucroalcooleiro que colaboraram com o projeto. Participaram do projeto Jamaica 22 empresas e cooperativas do agronegócio paranaense. Os resultados preliminares apresentados no final de 2011 demonstram que os fretes ferroviários do agronegócio no Paraná são inviáveis com as tarifas praticadas pela América Latina Logística - ALL e que a tarifa-teto da ANTT deve ser revisada para tornar o modal ferroviário competitivo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR

◄ Leia outras notícias