Outros

FAO quer replicar experiências do cooperativismo do Paraná

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) quer replicar em outros países as experiências bem-sucedidas das cooperativas do Paraná


Publicado em: 30/07/2012 às 18:50hs

FAO quer replicar experiências do cooperativismo do Paraná

A informação é do representante da FAO para o Sul do Brasil, Valter Bianchini, que esteve na sede da Ocepar, em Curitiba, na tarde de sexta-feira (27/07), e reuniu-se com o presidente João Paulo Koslovski e com o superintendente José Roberto Ricken. “Vamos selecionar um conjunto de boas práticas realizadas no Paraná, dentre elas o cooperativismo, a diversificação nas pequenas e médias propriedades, as altas produtividades, os programas de sustentabilidade, manejo de solo, políticas agrícolas e de segurança alimentar. A ideia é organizar um intercâmbio com técnicos, agricultores e lideranças de outros países na América Latina e na África, como, por exemplo, Angola, Moçambique e Cabo Verde”, explicou.

Apoio - De acordo com Bianchini, as cooperativas contribuem para que o Paraná, com apenas 2,3% do território nacional, seja um dos principais produtores de grãos do País e líder também em alguns segmentos da pecuária. “São experiências que pretendemos informar para outros países que precisam do cooperativismo. E viemos pedir o apoio da Ocepar nesse trabalho”, ressaltou.

Preparação
- Após selecionar o conjunto de boas práticas, a FAO irá preparar materiais informativos e organizará programas de intercâmbio. “Foi fechado na última segunda-feira (23/07) um acordo entre a FAO e a Agência ABC de Cooperação, do Ministério de Relações Exteriores, que criará um fundo para financiar as atividades do escritório descentralizado da Organização”, contou.

Decisão pioneira
- Segundo Bianchini, a decisão de criar um escritório descentralizado é pioneira na FAO. “É um projeto piloto, o primeiro da Organização no mundo, que poderá ser implantando também na Índia e na China”, concluiu. O escritório descentralizado deverá ser aberto em agosto em Foz do Iguaçu, no Parque Tecnológico de Itaipu Binacional, com uma coordenação funcionando também em Curitiba.

Organização intergovernamental
- A FAO é uma organização intergovernamental com 191 países membros, cujo objetivo é apoiar a produção de alimentos em todo o mundo, fortalecer em conjunto com os países, os agricultores familiares, pescadores e povos das florestas, assegurando produção, agricultura sustentável e segurança alimentar para que as pessoas tenham acesso a alimentos suficientes e de alta qualidade para levar uma vida ativa e saudável. Atualmente a FAO gera mais de 2.000 projetos e programas de campo com um orçamento disponível de U$ 1,5 bilhão. Além de sua sede em Roma, a FAO está presente em 130 países.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR

◄ Leia outras notícias