Outros

Faep apresenta estudo de um novo modelo de seguro no Brasil

Um estudo propondo um novo modelo de seguro rural no Brasil foi apresentado pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep), na última segunda-feira (16/07), a 450 produtores rurais e integrantes das comissões técnicas da entidade


Publicado em: 20/07/2012 às 13:40hs

Faep apresenta estudo de um novo modelo de seguro no Brasil

O estudo foi um dos assuntos do evento sobre economia rural realizado pela Faep, no Hotel Radisson, em Curitiba. “Reunimos algumas autoridades, como o Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz, que falou sobre o Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013, e também o governador Beto Richa e o secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, que falaram sobre o posicionamento do Estado em relação ao Seguro Agrícola”, contou o presidente da entidade, Ágide Meneguette, na manhã desta quinta-feira (19/07), durante visita ao Sistema Ocepar.

Presenças - Também participaram do evento o diretor presidente da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Adapar), Inácio Kroetz, e o economista Alexandre Mendonça de Barros, que falou sobre a importância do seguro agrícola na economia brasileira.

Importância – Segundo o dirigente, para elaborar a proposta da entidade sobre o seguro agrícola, técnicos da Faep visitaram vários países com a finalidade de conhecer o modelo de seguro praticado. “Constatamos que em todos os lugares do mundo o governo participa com recursos para equalizar o seguro, afinal, a agricultura é uma atividade de alto risco e o agricultor precisa de segurança para produzir”, enfatizou o dirigente. De acordo com ele, resolver a questão do seguro agrícola no Brasil é uma das prioridades para a Faep e outras instituições parceiras, a exemplo do Sistema Ocepar. “É uma forma de dar tranquilidade ao produtor”, disse.

 Apresentação  - Meneguette lembrou que a proposta da federação já foi apresentada a vários ministérios. “Falta apenas a Casa Civil e a Presidência da República, e queremos ainda levar o estudo até a bancada parlamentar paranaense em Brasília. Estamos confiantes, até porque, a presidente Dilma sinalizou durante a apresentação do PAP 2012/2013 que a verba alocada para o seguro, que em outros anos ficou em torno de R$ 170 milhões, pode ser elevada para até R$ 400 milhões”, afirmou.

 Confiança  - Meneguette disse ainda que está confiante que a proposta da entidade será aceita, o que deve aumentar ainda mais a adesão dos produtores ao seguro agrícola. “Atualmente, de todos os contratos firmados no país, 38% são de produtores paranaenses. Então, com a quebra sofrida na última safra, grande parte dos produtores do nosso Estado que contrataram seguro do Proagro, não ganharam com a safra, porém, continuaram com crédito para financiar a nova safra de verão”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR

◄ Leia outras notícias