Outros

Expectativa de fim do embargo às carnes na visita dos russos ao RS

Além do Rio Grande do Sul, plantas de outros estados também serão vistoriadas


Publicado em: 23/07/2012 às 12:30hs

Expectativa de fim do embargo às carnes na visita dos russos ao RS

Conforme levantamento da autoridade russa, restrições temporárias ou embargos estão acontecendo no Brasil em 39 frigoríficos de carne bovina, 17 de suínos e 35 de aves.

Os técnicos do Serviço Veterinário Federal da Rússia, que desembarcam nesta segunda-feira (23) à noite em Porto Alegre, trazem a expectativa de reversão do embargo que completa 13 meses. Oito frigoríficos de suínos, aves e bovinos serão inspecionados a partir desta terça-feira, no Rio Grande do Sul. Os nove russos se dividirão em três grupos, que terão o acompanhamento de servidores do Ministério da Agricultura (Mapa) das áreas correspondentes. Segundo o superintendente do Mapa no Estado, Francisco Signor, todos os frigoríficos têm condições de exportar produtos para a Rússia e estão com a documentação pronta para ser entregue aos técnicos. "Todo levantamento das condições das plantas e da documentação foi realizado e permite a rastreabilidade do processo conforme é exigido", assegura Signor.

Outras vistorias

Além do Rio Grande do Sul, plantas de outros estados também serão vistoriadas. Os técnicos passarão por Santa Catarina, Paraná, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Segundo o Mapa, plantas embargadas há 13 meses estão no Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Paraná. Conforme levantamento da autoridade russa, restrições temporárias ou embargos estão acontecendo no Brasil em 39 frigoríficos de carne bovina, 17 de suínos e 35 de aves. Em um ano de bloqueio comercial, o maior impacto nos três estados foi sobre o setor suíno, em que o valor exportado, em dólar, teve redução de 48%. Na carne de aves, a queda foi de 5% e, na bovina, de 1,7%. Até o embargo, o mercado russo representava 49% do valor de carne suína exportada pelo Brasil.

Antes de agendar a visita, o governo russo solicitou que o Mapa enviasse informações sobre a legislação brasileira relativa ao controle das autoridades veterinárias estaduais e de funções de supervisão, além da estrutura das unidades veterinárias brasileiras. O Serviço Veterinário Russo também solicitou informações sobre a organização do laboratório de segurança, monitoramento e rastreabilidade de produtos supervisionados por autoridades estaduais veterinárias, bem como do programa de identificação para animais de produção.

Durante esse período de restrições, o ministério fez ações de treinamento de 228 veterinários em relação às normas sanitárias da Rússia. Uma missão de técnicos brasileiros foi enviada para visitar laboratórios russos e também fiscais federais agropecuários foram capacitados. As autoridades sanitárias brasileiras fizeram supervisão em 162 estabelecimentos exportadores de produtos de origem animal para a Rússia, e foram enviados relatórios de auditoria e respectivos planos de ação relativos a estabelecimentos produtores de carnes bovina, suína e de aves.

Roteiro das vistorias no Estado

Aves

  • 24/07 - Brasil Foods (Lageado)
  • 25/07 - Frigorífico Frinal Alimentos (Garibaldi)
  • 26/07 - Lanagro (Sarandi)

Suínos
  • 24/07 - Brasil Foods (Lageado)
  • 24/07 - Alibem (Santa Rosa)
  • 24/07 - Alibem (Santo Ângelo)

Bovinos
  • 24/07 - Marfrig (Alegrete)
  • 25/07 - Frigorífico Silva (Santa Maria)

Fonte: Correio do Povo

◄ Leia outras notícias