Outros

ESALQ comemora 111 anos

Uma rica programação voltada à arte e cultura marcará as festividades de aniversário de fundação da Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz? (USP/ESALQ)


Publicado em: 04/06/2012 às 07:35hs

ESALQ comemora 111 anos

Ao longo desses anos de reconhecida atuação, a instituição construiu sua história baseada na formação de mais de 13.160 profissionais que atuam nas áreas das ciências agrárias, ambientais e sociais aplicadas. As atividades acontecerão durante o mês de junho, envolvendo os participantes com boa música, palestra, congraçamento, mostra fotográfica e workshop.

Para o diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, 111 anos acabam confirmando que a ESALQ está cada vez mais madura para planejar seus próximos passos na direção de um futuro sustentável. “Uma série de ações importantes vem sendo discutidas e avaliadas pela comunidade e nós esperamos que haja desdobramentos importantes. Essas discussões passam,  pela reestruturação administrativa da ESALQ e seu novo organograma a partir do segundo semestre e pela possível criação de novas unidades dentro do nosso Campus ‘Luiz de Queiroz’ ”.

De acordo com Caixeta, também é motivo de comemoração o fato de contarmos, no início de 2013, com o novo curso de Administração. “Além disso, podemos anunciar que, no âmbito do Departamento de Zootecnia da ESALQ, foi aprovada a proposta de criação de um curso novo de graduação em Zootecnia. É um ponto de partida importante”.  Segundo o professor, essa proposta e a criação de novas unidades são ações que devem ser apreciadas pelos demais departamentos envolvidos e pelos nossos colegiados, para daí sim ser submetida às instâncias superiores na reitoria da USP, na capital.

Programação


A primeira atração, aberta ao público de 4 a 30 de junho, no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes da ESALQ, ficará por conta da mostra “7º Prêmio New Holland de Fotojornalismo”, cujas imagens retratam a vida no campo em todas suas formas e misturam realidades distintas, captadas pelos melhores fotógrafos do Mercosul. São fotografias que expõem a vida do produtor rural com olhar, sensibilidade e senso estético particulares a cada um dos profissionais. Realizado no Brasil desde 2005, na Argentina desde 2007 e no Uruguai e Paraguai desde o ano passado, o prêmio é uma iniciativa da New Holland, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Brasil. Nestes seis anos, o concurso já promoveu 125 exposições, com um público estimado de 75 mil pessoas.

Paralelamente à mostra, o “7º Prêmio New Holland de Fotojornalismo”, oferecerá mais uma atividade. Olhar, sensibilidade e senso estético são algumas das características que permeiam a profissão do fotojornalista. A essência da fotografia se revela particular, sendo modificada de acordo com as características únicas de cada pessoa. Assim, com objetivo de promover troca de experiências sobre a profissão do fotojornalista, dia 16 de junho, das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, também no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, acontecerá um workshop para profissionais jornalistas, fotojornalistas e estudantes das áreas. Para ministrar o workshop, que oferecerá 30 vagas gratuitas, estará na ESALQ, Roberto Pera, editor de fotografia do jornal argentino Clarín. As inscrições estão abertas no site www.premionewholland.com, na página “Workshops”. Para participar é necessário ter experiência em fotografia e equipamento próprio.

Para o dia 15 de junho, às 20h00, está programada a apresentação da Orquestra ESALQ, regida pela maestrina Cíntia Pinotti, e recital de inauguração do piano de cauda Boston GP-163 PE, Performance Edition (Steinway&Sons), recentemente instalado no Salão Nobre do Edifício Central. A orquestra apresentará A Chalana, de Mario Zan/A. Pinto; Marcha (arranjo Ernst Mahle), de J. K. F. Fischer; The cuckoo clock, de L. Bernofsky; Blues episode, de G. F. McKay; o Hino da ESALQ (arranjo Bruno Domingues Galli), de Zilmar Ziller Marcos (com participação especial do Coral Luiz de Queiroz); e O café (arranjo Ernst Mahle).

Lançada durante a aula inaugural de graduação em 9 de março deste ano, a Orquestra ESALQ é composta por alunos de graduação e de pós-graduação da instituição. São seus componentes: 1º Violino – Fernanda Giannini Veirano (Gestão Ambiental), Luís Gustavo Tudeschini (Ciências Econômicas) e Ramon Caria de Morais (Engenharia Agronômica); 2º Violino – Bruno Domingues Galli (Ciências dos Alimentos), José Guilherme Prado Martin (pós-graduando em Ciência e Tecnologia de Alimentos)      e Carolina Grando (mestre em Genética e Melhoramento de Plantas); Violoncelo – Ana Rosária Zucon (Engenharia Agronômica); Flauta Transversal – Catharina Ortiz Thomazella (Engenharia Agronômica); Clarineta – Mariana Dias Batista (pós-graduanda em Recursos Florestais); Saxofone Alto – Charles Alexandre Detaille (Engenharia Agronômica - intercâmbio França); Trompete – Jammer Adam Collange Cavalcanti (Engenharia Agronômica); Fagote – Murilo Fonseca Ribeiro (Engenharia Agronômica); Piano – Patrícia Granado Sanzovo (Engenharia Agronômica), Luciano Roberto da Silveira (pós-graduando em Engenharia de Sistemas Agrícolas).

O recital de inauguração do piano de cauda estará a cargo do professor de piano da Escola de Comunicações e Artes (USP/ECA), Eduardo Monteiro, chefe do Departamento de Música. Considerado um dos expoentes do piano no Brasil, Monteiro alcançou as mais importantes premiações no Brasil e no exterior, como o 1º lugar no III Concurso Internacional de Colônia (1989), os terceiros lugares em Dublin (1991) e Santander (1992) e o Prêmio Carlos Gomes nos anos de 2004 e 2005. Atuou como solista de consagradas orquestras, dentre elas Filarmônicas de São Petersburgo, Moscou, Munique, Nacional da Irlanda, Orquestra de Câmara de Viena, Filarmônica de Minas Gerais, Amazonas Filarmônica, OSESP, OSB, OSPA, OPES, OSBA. Apresenta-se regularmente como pianista no Brasil e no exterior.

Entre as obras que o professor executará estão Fantasia em Ré menor K 397, de W. A. Mozart; três prelúdios de C. Debussy (Voiles, La cathédrale engloutie e Ce qu’a vu le vent d’ouest); Morte de Isolda, de Wagner- Liszt;  Sonata nº 1 (1º movimento: Moderato), de F. Mignone; e Impressões Seresteiras,  Hommage a Chopin, Nocturne e Ballade de H. Villa-Lobos. 

Já no dia 19 de junho, acontecerá o 2º Encontro dos Funcionários Não-Docentes Aposentados. A programação, que terá início às 09h00, no Salão Nobre do Edifício Central, contará com uma recepção pelo diretor da Escola, José Vicente Caixeta Filho, seguida da palestra “Revitalizando a sua energia” (09h30), com a bióloga Magali Valverde, terapeuta corporal e floral e acupunturista com especializações na China e Índia. Encerrando o Encontro, haverá a apresentação do conjunto musical Porcelana Brasileira (10h00), grupo piracicabano que surgiu em 2008, cujo repertório consiste de MPB, sambas e músicas autorais de Eliane Vidal. É composto por: Eliane Silva Guidolin, Sabrina Guidolim Tobaldini, Samanta Guidolim Kairalla, Sheyla Mattos Hussar, Ana Maria Paterniani, Karen Mendes Graner e Wilson Luiz Bortolazzo.

Fonte: Assessoria de Comunicação USP ESALQ

◄ Leia outras notícias