Outros

Entidades cobram do governo melhoria na Sema e Indea

"A preocupação é com o futuro do Estado de Mato Grosso". Essa foi a afirmação do diretor executivo do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato de Grosso (Cipem), Álvaro Leite


Publicado em: 25/10/2012 às 13:40hs

Entidades cobram do governo melhoria na Sema e Indea

"A preocupação é com o futuro do Estado de Mato Grosso". Essa foi a afirmação do diretor executivo do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato de Grosso (Cipem), Álvaro Leite durante a reunião no gabinete do deputado estadual, Dilmar Dal Bosco, na tarde desta quarta-feira (24.10), onde o Cipem falou da preocupação do setor com a morosidade da Sema na liberação dos planos de manejo e da falta de estrutura de trabalho para que os servidores do Indea desempenhem sua função.

“A situação que estamos passando em relação aos órgãos do Estado que prestam serviços para o setor de base florestal e a falta de resposta do Executivo as reivindicações apresentadas, mostra o descaso do governo com o setor que produz no Estado de Mato Grosso. Procuramos apoio da Assembleia Legislativa para que a discussão seja ampla. Precisamos de uma solução para o destravamento do setor deixando o segmento produzir e consequentemente contribuir com a economia do estado por meio da geração de emprego e arrecadação tributária” destacou Álvaro Leite.

O deputado Dimar Dal Bosco falou que defende a descentralização dos trabalhos e a diminuição da burocracia dos procedimentos na Sema para que destrave o sistema, e o setor possa trabalhar. “Estou trabalhando para os setores que produzem e geram empregos contribuindo no desenvolvimento de Mato Grosso”, concluiu o deputado.

Segundo o presidente da Amef, Joaquim Paiva de Paula, os engenheiros florestais também estão preocupados com a falta de estrutura dos municípios para o desenvolvimento da atividade florestal e que é necessário a contratação de profissionais com a competência necessária na área para desempenhar suas funções. ”É comum a reprovação de projetos apresentados por engenheiros florestais devidamente regularizados juntos ao seu Conselho por servidores sem registro técnico”, afirmou Paiva.

Ficou marcada uma próxima reunião para quarta-feira (30.01), às 14h na Assembleia Legislativa entre a Comissão do Meio Ambiente, presidida pelo deputado Dilmar Dal Bosco, o Poder Executivo e Ministério Público Estadual, onde será apresentado o projeto de “Reestruturação dos Procedimentos de Regularização e Licenciamento Ambiental no Estado de Mato Grosso”. O projeto busca a mudança e o desenvolvimento da atividade como um todo com mais celeridade, segurança e legalidade.

Fonte: CIPEM - Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso

◄ Leia outras notícias