Outros

Embrapa Pecuária Sul tem novo articulador internacional

O pesquisador Alessandro Minho foi designado pela Chefia da Embrapa Pecuária Sul para como novo articulador internacional da Unidade


Publicado em: 03/08/2012 às 10:30hs

Embrapa Pecuária Sul tem novo articulador internacional

 O objetivo desta função é intermediar as relações entre os pesquisadores da Unidade e a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Embrapa. Minho substitui o pesquisador Fernando Cardoso na função.

Todasas possibilidades de parceria entre pesquisadores e instituições do exterior deverão ser comunicadas ao novo articulador internacional da Unidade. As demandas recebidas são repassadas para a SRI e a Assessoria Jurídica (AJU),para que sejam verificadas compatibilidades e formalizações de parcerias.

Outra função importante do articulador internacional é acompanhar a publicação de editais de projetos internacionais, repassando novas oportunidades de financiamento de projetos de pesquisa para a Unidade.

Evento no Uruguai - Com o objetivo de realizar comparações entre trabalhos científicos na área de Sanidade Animal, foi realizado entre os dias 9 e 12 de julho, no Instituto Nacional de Investigacion Agropecuária- INIA, em Tacuarembó, Uruguai, o Treinamento sobre Revisões Sistemáticas e Meta Análisede trabalhos científicos já publicados. O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Alessandro Minho participou da atividade juntamente com 20 pesquisadores deoutras instituições.

Segundo ele, a ferramenta, que usa como base o software Stata, vai possibilitar comparar variações entre trabalhos publicados sobre vacinas, princípios ativose medicamentos da área da Sanidade Animal e Epidemiologia. “Devemos ressaltar que essa ferramenta também pode ser utilizada para análises de pesquisas emqualquer área de conhecimento, como agricultura de precisão ou nutrição animal”,destaca Minho.

Programas como este foram inicialmente desenvolvidos para a saúde pública, mas nos últimos 10 anos vem sendo usado em prol da pesquisa científica. “Este é um programa mais preciso, pois avalia a qualidade dos trabalhos. Ou seja, se o que queremos pesquisar é um problema real a ser investigado, e se de fato é interessante investir mais na área ou não”, explica o pesquisador.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias