Outros

Emater-MG assina contrato para atuar no Programa Cultivar, Nutrir e Educar

No dia 3 julho, o presidente da Emater-MG, Marcelo Lana, e o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, assinaram contrato referente à participação da Empresa no Programa Cultivar, Nutrir e Educar do governo de Minas Gerais


Publicado em: 05/07/2012 às 09:00hs

Emater-MG assina contrato para atuar no Programa Cultivar, Nutrir e Educar

De acordo com o documento, a Emater-MG será responsável pela orientação dos produtores na produção de alimentos de qualidade e no processo de comercialização com o mercado institucional.

O Programa Cultivar, Nutrir e Educar visa garantir o direito humano à alimentação saudável, adequada e solidária, contemplando alunos das escolas públicas estaduais de educação básica. Além disso, o Programa tem como objetivos fortalecer a agricultura familiar e promover a educação alimentar e nutricional. A iniciativa é voltada para alunos da rede pública de ensino, agricultores familiares, associações e cooperativas de agricultores e profissionais de educação, saúde e agricultura.

A Emater-MG atuará no Projeto de Fortalecimento da Agricultura Familiar para o Abastecimento Alimentar. O Projeto será coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e tem como objetivos qualificar os agricultores familiares e tornar os estabelecimentos agroindustriais rurais de pequeno porte aptos para o fornecimento de alimentos para os mercados institucionais.

A partir desse projeto serão desenvolvidos três subprojetos: “Fomento à Produção Sustentável da Agricultura Familiar, que tem a proposta de estimular a produção sustentável da agricultura familiar; “Apoio a Habilitação Sanitária da Agroindústria Familiar”, que é voltado para a adequação e habilitação sanitária de estabelecimentos agroindustriais rurais de pequeno porte; e o subprojeto “Mercados e Comercialização da Agricultura Familiar”, que tem como objetivo inserir o agricultor familiar no mercado institucional.

A Emater-MG será responsável por diversas ações, como identificar agricultores familiares com potencial para fornecer alimentos para o mercado institucional, orientar os produtores sobre processamento de alimentos, boas práticas de fabricação e habilitação sanitária, gestão e comercialização da produção.

“É uma oportunidade real de profissionalização dos agricultores e de fortalecimento da ação extensionista nos municípios na perspectiva de promover a articulação entre a produção da agricultura familiar e a demanda de alimentos saudáveis nas escolas”, afirma a coordenadora estadual de Agroindústria da Emater-MG, Mariza Flores.

O Projeto de Fortalecimento da Agricultura Familiar para o Abastecimento Alimentar irá beneficiar 45 municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Zona da Mata, Norte e Leste de Minas Gerais. A meta do Projeto até 2015 é atender 15.000 agricultores.

“Esse trabalho desencadeia uma nova dinâmica que extrapola as questões de compra e venda de alimentos. É uma oportunidade para a construção de uma política de desenvolvimento rural, que resulte em geração de trabalho, renda e dinamização da economia local, repercutindo de modo especial na qualidade da alimentação escolar e no processo de abastecimento”, diz o presidente da Emater-MG, Marcelo Lana.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater-MG

◄ Leia outras notícias