Outros

Defesa Agropecuária mineira dará apoio a Santa Catarina

O objetivo é trocar experiências no setor de defesa sanitária animal e vegetal


Publicado em: 02/08/2012 às 08:05hs

Defesa Agropecuária mineira dará apoio a Santa Catarina

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) recebe em sua sede na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, a visita de técnicos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Eles vieram conhecer os desafios e dificuldades enfrentadas na operacionalização da defesa agropecuária em Minas Gerais e os avanços conquistados. O objetivo é trocar experiências no setor de defesa sanitária animal e vegetal, bem como inspeção de produtos de origem vegetal.

Santa Catarina vem desenvolvendo um programa com o objetivo de aumentar a competitividade das cadeias produtivas desenvolvidas pelos agricultores familiares e suas organizações. Por isso, a defesa agropecuária deste estado observou a necessidade de revisar a legislação estadual existente, à qual se reporta somente a sanidade animal, e propor uma nova legislação de defesa agropecuária estadual estendendo a sua abrangência para a defesa sanitária vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

O modelo mineiro de legislação na área de defesa agropecuária é considerado referência nacional. Sendo assim, o IMA dará apoio para o aperfeiçoamento dos trabalhos de defesa agropecuária em Santa Catarina.

O grupo que veio a Minas para conhecer a legislação mineira e suas aplicabilidades foi recepcionado pelo diretor-técnico do IMA, Thales Fernandes. Durante o primeiro dia do encontro os técnicos catarinenses conheceram a Legislação Estadual de Defesa Sanitária de Minas Gerais e o Projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária. Além disso, foi apresentada a legislação de defesa agropecuária vegetal referente a pragas regulamentadas, vazio sanitário, comércio e uso de agrotóxicos e comércio de mudas e sementes.

Nesta quarta-feira (1º), serão expostos como as fiscalizações móveis no trânsito de animais e vegetais são realizadas, as normas específicas do IMA para a inspeção e um panorama do serviço de inspeção de produtos de origem animal mineiro. E nesta quinta-feira (2), último dia da visita, serão apresentadas as leis e portarias de defesa sanitária animal.

Fonte: Agência Minas

◄ Leia outras notícias