Outros

Decisão após reunião em Brasília com BNB pode dar mais agilidade ao à liberação de crédito emergencial da seca

Nos próximos dias, um convênio pode estar sendo assinado entre o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o Sistema Sicoob Bahia


Publicado em: 29/06/2012 às 18:20hs

Decisão após reunião em Brasília com BNB pode dar mais agilidade ao à liberação de crédito emergencial da seca

Nos próximos dias, um convênio pode estar sendo assinado entre o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o Sistema Sicoob Bahia, permitindo que o sistema de cooperativas de crédito possa contratar o crédito de emergência da seca, dando mais agilidade à liberação de crédito e fazendo com que os recursos cheguem mais rápido ao agricultor familiar nos municípios atingidos pela longa estiagem.

Este foi tema da reunião, nesta quinta-feira (28) em Brasília, entre o secretário estadual da agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e o presidente interino do BNB, Paulo Sérgio Ferraro, e o diretor de Gestão do Desenvolvimento, Stélio Gama, que acataram a sugestão e vão detalhar o convênio com o vice-presidente do Sicoob, Vandevaldo Teixeira Rios Carneiro.

A sugestão da participação do Sicoob Bahia, que possui 20 agências e 40 postos de atendimento, principalmente no sertão baiano, foi encaminhada ao secretário Eduardo Salles um dia antes (27), quando ele se reuniu com centenas de agricultores nos municípios de Baixa Grande, Mairi, Várzea da Roça, Várzea do Poço, São José do Jacuípe e Ipirá, no Território de Identidade Bacia do Jacuípe, apresentando as ações emergenciais e estruturantes dos governos estadual e federal no tocante à seca.

Os produtores justificaram a solicitação afirmando que o número de agricultores que necessitam do crédito emergencial é muito elevado, e o BNB e a EBDA não estão tendo condições de atender a todos eles.

Os produtores deram sugestões e fizeram críticas construtivas para que o crédito emergencial chegue mais rápido. Salles comprometeu-se a levar o assunto ao BNB em Brasília, o que fez um dia depois das reuniões.

Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária

◄ Leia outras notícias