Publicado em: 29/03/2012 às 13:40hs
Agora os clientes do BB que estão cadastrados no DDA podem pagar uma conta vencida emitida por qualquer instituição financeira pelos canais de autoatendimento do BB. Com a inclusão dos débitos vencidos no DDA, haverá maior segurança para os clientes, pois não será necessário ir pessoalmente às agências bancárias com o dinheiro em mãos.
Outra vantagem é que os valores dos juros e atualizações devidas são feitos automaticamente uma vez que as informações são cadastradas diretamente pelo banco cedente, o que diminuirá erros na hora do cálculo dos encargos.
O DDA foi criado para permitir o recebimento eletrônico de boletos, utilizando canais de autoatendimento. Após o cadastramento, o cliente recebe os boletos eletronicamente podendo consultar e efetuar pagamentos na internet, celular e terminais de autoatendimento. Além de contribuir para a eficiência do sistema financeiro, o DDA no BB desempenha papel fundamental para o cumprimento das ações de Responsabilidade Sócio-Ambiental (RSA) ao reduzir o consumo de papel com a inibição da impressão de boletos. Desde sua implementação, o BB deixou de imprimir cerca de 105 milhões de boletos, o que proporcionou a economia de mais de 49 milhões de litros d’água, 27 mil árvores, 2,45 milhões de kW/h de energia e deixou de jogar no ar mais de 7,8 toneladas de Co2.
Para usar o serviço, o cliente precisa estar cadastrado como sacado eletrônico no Banco do Brasil. Após o cadastramento, o BB passa a encaminhar os boletos eletronicamente, informando-o através do correio eletrônico ou mensagem no celular. O Banco do Brasil estima que, com o novo serviço, 6 milhões de títulos vencidos sejam liquidados pelo DDA.
Outra novidade do DDA recém lançada no BB é o Agendamento Automático. O novo atributo possibilita aos sacados eletrônicos programar o débito dos boletos DDA de forma personalizada e automatizada, garantindo ao cliente maior flexibilidade e segurança no pagamento de seus compromissos.
DDA no BB
O BB fechou o ano de 2011 com 1,2 milhões de adesões ao DDA, o que corresponde 17% de market share entre as instituições financeiras. A maioria dos sacados eletrônicos do mercado é pessoa física, enquanto no BB houve um incremento nas adesões de empresas que, até dezembro de 2011, correspondiam a 18% de todos os sacados do Banco enquanto o mercado registrava 10% de adesões pessoas jurídicas.
Desde o lançamento do DDA , em outubro de 2009, o volume de obrigações emitidas pelo BB foi de aproximadamente R$ 335 billhões que representa 28% das obrigações DDA emitidas no mercado.
Para Antonio Mauricio Maurano, diretor da área Comercial do BB o DDA tem potencial de crescimento. “Temos cerca de 15,8 milhões de clientes que receberam boleto de cobrança com registro, mas não são sacados eletrônicos. Com a inclusão da possibilidade de liquidar boletos vencidos, estima-se um incremento de novas adesões de sacados eletrônicos na ordem de 10%”, afirma o diretor.
O BB disponibiliza os mais variados canais para cadastramento, visualização e pagamento das obrigações DDA, como o autoatendimento internet pessoa física, o gerenciador financeiro e o autoatendimento setor público, além dos terminais de autoatendimento.
Fonte: Assessoria de Imprensa BB
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