Outros

Dados sobre população rural ainda são divergentes

IBGE participa de discussão sobre zonas rurais do País e demonstra aproximação com o tema


Publicado em: 14/05/2012 às 19:00hs

Dados sobre população rural ainda são divergentes

O primeiro tópico do Projeto Repensando o Conceito de Ruralidade no Brasil e sua Implicações para as Políticas Públicas informa logo em seu primeiro tópico a preocupação com a população das áreas rurais. Por uma falta de critérios mais consistentes de órgãos governamentais, entre eles o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são tratados como moradores de áreas urbanas. O projeto foi apresentado em oficina oferecida pelo Fórum DRS e pelo IICA, no dia 8 de maio de 2012, no Rio de Janeiro.

O conflito nos números causa um enorme prejuízo para os milhares de cidadãos brasileiros, pois as políticas públicas voltadas a eles não são adequadas. Os pesquisadores e especialistas que participaram da oficina demonstraram preocupação com esses dados, por se tratar de uma discussão antiga.

Ao participar do evento, o IBGE mostrou que busca maior aproximação com o tema. A gerente da Coordenação de Geografia do IBGE, Adma Figueiredo, participou ativamente do debate.

"Sei que não é um ataque, mas farei uma espécie de defesa. Nós já estamos buscando novos critérios para avaliar o rural-urbano. É um tema bastante politizado. Vem desde a Era Vargas", discursou Adma. "Também vim aqui para aprender um pouco mais. Achei bem interessante a criação dessas tipologias (palavra mais usada no debate) dos espaços rurais do Brasil."

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias