Publicado em: 26/09/2012 às 14:00hs
O primeiro Global Agribusiness Forum, encontro de líderes, especialistas e representantes da cadeia produtiva agrícola nacional e internacional, começou nesta terça-feira, 25 de setembro, em São Paulo, e deverá trazer um importante debate sobre o setor no Brasil e no mundo. A COOXUPÉ, cooperativa mineira de café com cerca de 12 mil cooperados, participou do painel “Organização e Comunicação do Agronegócio”, através do presidente Carlos Paulino da Costa.
Ministrado pela Senadora e presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) Kátia Abreu, o tema trouxe aos participantes os entraves da comunicação no setor agro brasileiro, além de revelar os preconceitos e diferentes interpretações sobre questões como meio ambiente, leis trabalhistas, código florestal entre outros temas ligados ao segmento. “Temos trabalhado ao longo dos anos para mudar a imagem do agronegócio no país. Ficamos quietos muito tempo, alimentando o mundo, e não nos comunicamos adequadamente. Minha luta é mostrar ao Brasil a importância do agronegócio para os brasileiros”, conta.
Durante a palestra, a Senadora conquistou a plateia e ganhou inúmeros aplausos dos participantes. Segundo Carlos Paulino, um dos debatedores do quadro, aos poucos o país começa a valorizar o setor, que, na sua opinião, foi por muitos anos o “patinho feio” dos negócios brasileiros. “O PIB positivo no país se deve ao agronegócio, o Brasil estaria endividado se não fossem as exportações de commodities. Além de movimentar a economia do país, o setor é uma importante fonte de renda. No caso da COOXUPÉ, 97% dos cooperados são pequenos e médios produtores de café, principalmente a agricultura familiar”, conta.
O evento continua na quarta-feira, 26 de setembro, com a presença de nomes como Al Gore Jr, ex-vice-presidente dos EUA e Prêmio Nobel da Paz. A COOXUPÉ também participa do segundo dia de evento debatendo o tema “Logística, Mecanização e Otimização”, quadro que será ministrado pelo especialista mundial na área de mecanização, John Pearce.
Fonte: Phábrica de Ideias - Assessoria de Imprensa
◄ Leia outras notícias