Publicado em: 09/10/2012 às 08:40hs
O novo Canal Cooperativismo (www.canalcooperativismo.com.br) publicou esta semana uma entrevista com o Representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil, Manuel Otero, que aponta as principais ações do Instituto no país e como é a relação do organismo com o movimento cooperativista do país.
Otero participou do Programa Conversa com Lydia Costa que é formado por cinco blocos de perguntas. Ele abre o debate falando sobre sua carreira internacional como especialista e autoridade agrícola de importantes países das Américas e como iniciou sua atuação no IICA.
Segue apontando o trabalho que o Instituto desenvolve no Brasil e destaca a importante trajetória desse Organismo do Sistema Interamericano, no marco de seu 70º aniversário. Otero explica como funciona o escritório no Brasil e conta que “são 24 projetos de cooperação técnica desenvolvidos em todo território nacional”.
“Buscamos identificar os principais gargalos que estão afetando o desenvolvimento agropecuário e rural do país e através desse diálogo com instituições nacionais, estaduais e locais buscamos transformar em projetos que tenham impacto na qualidade de vida da comunidade”, comentou o Representante.
Lydia Costa o questionou sobre a importância da parceria entre organizações como o IICA e o sistema cooperativista do país.
“É fundamental fortalecer as parcerias com as cooperativas. O que vimos na Rio+20 é que temas como agroecologia, agricultura familiar, associativismo e cooperativismo ganharão força nesse tempo. Temos feito contatos com autoridades da Organização das Cooperativas Brasileira (OCB) para dialogar sobre os avanços desses trabalhos, para que o conjunto da sociedade brasileira estejam cientes de que é preciso reavaliar o conceito de ruralidade e que isso seja transformado em um novo marco de políticas públicas”, afirma Otero.
Assita todo o Programa, no link
http://canalcooperativo.com.br/programas/conversa-com-lydia-costa/conversa-com-lydia-costa-semana-de-24-a-28-de-setembro-de-2012/
Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura
◄ Leia outras notícias