Outros

COOPERATIVISMO: Crédito cresce acima da média

O segmento de crédito apresenta o maior crescimento no cooperativismo e no Paraná já reúne R$ 13 bilhões de ativos, sendo responsável por mais de 20% do apoio ao custeio das lavouras paranaenses


Publicado em: 11/12/2012 às 09:30hs

COOPERATIVISMO: Crédito cresce acima da média

''As cooperativas de crédito são muito fortes na área rural, mas têm crescido também na área urbana. Em todo o mundo, as cooperativas apresentaram maior resistência à crise financeira do que as demais empresas'', comenta o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

 Novos associados  - Em 2012, o Sicredi conquistou 80 mil novos associados no Paraná, um aumento de 18% no número de cooperados, que totalizam 500 mil. Em todo o Brasil, a cooperativa apresentou um saldo positivo de 230 mil novos cooperados. O presidente da Central Sicredi Paraná/São Paulo, Manfred Dasenbrock, acredita que a nomeação da ONU de estabelecer 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas favoreceu a divulgação do sistema e, especificamente no ramo de crédito, o ano foi positivo para esclarecer as diferenças entre cooperativas e bancos.

 Depósitos realizados  - Em termos de depósitos realizados, a cooperativa teve crescimento de 30%, o equivalente a R$ 1,3 bilhão. Os ativos de crédito também apresentaram incremento aproximado de 25%. ''Os números positivos e acima do planejado são consequência das ações pontuais que realizamos dia a dia e do atendimento fornecido aos associados'', analisa Dasenbrock. Com 350 pontos de atendimento, o Sicredi está presente em 280 municípios paranaenses. Em 70 cidades, as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras. Com origem no agronegócio, as cooperativas de crédito apostam no avanço nas áreas urbanas.

Fonte: Folha de Londrina

◄ Leia outras notícias