Publicado em: 22/08/2012 às 10:40hs
A atividade - voltada a representantes de cooperativas, associações, sindicatos de trabalhadores rurais, integrantes da Emater/RS-Ascar, produtores e outras instituições – é parte do Programa de Extensão Cooperativa, coordenado pela SDR e que tem a Emater/RS-Ascar como executora. Cerca de 50 pessoas participaram da oficina, realizada na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Na abertura, o assessor do Departamento de Cooperativismo da SDR, Ari De David, explicou a importância da atividade. “Há uma aposta do governo no cooperativismo como uma forma de fortalecimento e inclusão social“, salientou. “O desafio é trabalhar em parceria, trazendo para o debate todos aqueles que possam contribuir para esse crescimento”, enfatizou.
Para o representante da Coordenadoria Regional da SDR, Mauro Stein, o cooperativismo é parte estratégica do desenvolvimento da agricultura familiar. “O objetivo, hoje, é avançar na relação com os atores regionais que desenvolvem atividades relacionadas à organização do cooperativismo, indicando ações e orientando a tomada de decisões”, ressaltou.
O discurso do gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Luiz Bernardi foi ao encontro da fala dos demais. “Como braço operacional, o sistema de cooperativas não deve ser apenas um motivo, mas um objetivo. Criar uma cooperativa não deve ser somente um processo. É por meio de entidades organizadas que a agricultura familiar cresce, beneficiando o todo”, disse.
Programação da oficina
Após as considerações iniciais, o representante da Coordenadoria Regional da SDR, Mauro Stein, apresentou os programas prioritários da SDR – Leite Gaúcho, Agricultura de Base Ecológica e Irrigando a Agricultura Familiar. Na sequência, foi apresentado o trabalho da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar em Santa Cruz do Sul, com o objetivo de mostrar as características locais, as principais potencialidades e limites e os sistemas produtivos. Também na parte da manhã, houve fala sobre desafios do cooperativismo, políticas públicas de apoio e desenvolvimento regional.
Finalizando o turno, foi realizado trabalho em grupo, com quatro temas em forma de pergunta: como está organizado o cooperativismo na região, quais são as maiores dificuldades na organização do cooperativismo da agricultura familiar, como acessar as políticas públicas e que estratégias utilizar para a construção de um projeto regional para o cooperativismo da agricultura familiar. Na parte da tarde houve debate, com apresentação dos trabalhos em grupo e encaminhamentos com propostas de ações futuras.
Saiba mais
O Programa de Extensão Cooperativa (PEC-RS) objetiva contribuir, por meio da assistência técnica e extensão rural, para o aperfeiçoamento técnico-gerencial, produtivo e educacional das cooperativas, a fim de incrementar a sua competitividade e de promover a intercooperação setorial e o acesso aos mercados institucionais, prioritariamente.
O projeto – parte do Programa Gaúcho do Cooperativismo Rural - atenderá 200 cooperativas com Declaração de Apoio ao Pronaf, DAP Jurídica, em quatro etapas: sensibilização e adesão informada, diagnóstico dos empreendimentos, elaboração dos planos de aprimoramento e apoio e monitoramento da implantação de soluções.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias