Outros

Cooperativas poderão acessar recursos do FAT

O relatório do deputado Valdir Colatto foi aprovado na Comissão de Agricultura e segue agora para a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP ) da Câmara dos Deputados


Publicado em: 13/12/2012 às 13:20hs

Cooperativas poderão acessar recursos do FAT

Foi aprovado na manhã desta quarta-feira (12/12) na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, parecer do deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) que permite o acesso de cooperativas de crédito aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para fins de concessão de crédito rural.

O relatório do Projeto de Lei nº 3.067, de 2011, do Senado Federal, prevê que, além dos bancos cooperativos, confederações e centrais cooperativas de crédito, também as instituições financeiras oficiais estaduais, agências de desenvolvimento oficiais e bancos de desenvolvimento oficiais terão direito ao repasse dos recursos dos depósitos especiais do FAT.

Conforme Colatto, “ao permitir que as disponibilidades financeiras do FAT possam ser repassadas ao sistema cooperativo de crédito para financiar o investimento e custeio rural, se está contribuindo para o desenvolvimento do setor agrícola brasileiro”.

No mundo, o cooperativismo se faz presente nos cinco continentes, em mais de 100 países, e responde pela geração de mais de 100 milhões de empregos. Estima-se que 1 bilhão de pessoas estejam associadas em cooperativas. O cooperativismo brasileiro abrange pelo menos treze áreas de atividades econômicas e, segundo as estatísticas mais recentes divulgadas pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em 2011, o Brasil contabilizava 10 milhões de associados que se reuniam em 6.586 unidades, gerando em torno de 296 mil empregos.

As cooperativas de crédito que prestam serviços financeiros e de natureza bancária em condições mais favoráveis para os seus associados estão presentes em todos os Estados da Federação. Segundo dados oficiais do Banco Central do Brasil, do mês de outubro deste ano, estão cadastradas na instituição 1.268 cooperativas.  Destas destacamos 38 cooperativas centrais e uma Confederação. No segmento do crédito rural, são 266 cooperativas, e no segmento dos micro e pequenos empreendedores, o Banco Central registra 17 cooperativas.

Fonte: Assessoria de Imprensa ? Deputado Federal Valdir Colatto

◄ Leia outras notícias