Publicado em: 02/03/2012 às 10:00hs
Novos critérios e procedimentos elaborados pelo Ministério da Agricultura< Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a prevenção e o controle das pragas Banana Streak Vírus (BSV) e Cucumber Mosaic Vírus (CMV) em bananeiras estão em consulta pública por 60 dias, a partir desta quinta-feira, 1º. de março. De acordo com a Portaria nº 29, publicada no diário Oficial da União, podem participar entidades, instituições, produtores e cidadãos interessados no tema.
Atualmente, valem as regras da Instrução Normativa nº 46, de 27 de dezembro de 2010. A proposta em consulta pública altera as técnicas utilizadas em análises laboratoriais. A legislação garante que as mudas de bananeira tenham certificação fitossanitária com vistas à comercialização. Essas duas pragas são consideradas Não Quarentenárias Regulamentadas, ou seja, aquelas cuja presença em plantas ou partes destas, para plantio, influem em seu uso proposto com impactos econômicos inaceitáveis.
A proposta prevê que as pessoas físicas ou jurídicas, que exercem as atividades de produção, comércio armazenamento, importação e exportação de mudas de bananeiras, deverão estar inscritas no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM). Além disso, as plantas matrizes de bananeira deverão ser ser mantidas em ambientes protegidos de ataque de insetos sugadores, como pulgões e cochonilhas e insetos de espécie hospedeiras dessas pragas.
A intenção é de que as mudas continuem sendo identificadas com o código do lote ou o número do registro do estabelecimento produtor. Cada lote deverá ser submetido à exame para confirmar a isenção da BSV e da CMV. Caberá ao Ministério da Agricultura fiscalizar os viveiros e unidades de propagação in vitro e os produtores de mudas de bananeira.
Saiba mais
O BSV produz inicialmente estrias amareladas nas folhas, que posteriormente ficam escurecidas ou necrosadas. Pode ocorrer a deformação dos frutos e a produção de cachos menores. As plantas apresentam menor vigor, podendo em alguns casos ocorrer a morte do topo da bananeira, assim como a necrose interna do pseudocaule.
Os sintomas de CMV variam de estrias amareladas, mosaico, redução de porte, distorção foliar até necrose do topo; pode haver também distorção dos frutos, com o surgimento de estrias cloróticas ou necrose interna; necrose da folha apical e do pseudocaule, quando ocorrem temperaturas abaixo de 24ºC.
Fonte: Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
◄ Leia outras notícias