Outros

Com entrada na OMC, Rússia aumenta importação de carnes

A admissão da Rússia à Organização Mundial do Comércio (OMC) a partir do final de agosto de 2012 determinou aumento significativo de suas importações de carnes, o que leva analistas a observarem que, no curto prazo, o governo russo deve introduzir alterações nas tarifas alfandegárias do produto


Publicado em: 22/01/2013 às 16:30hs

Com entrada na OMC, Rússia aumenta importação de carnes

O ocorrido com as importações de carne de frango é, sem dúvida, exemplar. De acordo com os serviços alfandegários russos somaram 473 mil toneladas e aumentaram 33,2%, ao mesmo tempo em que geraram um dispêndio de US$751,8 milhões, valor 50,6% superior ao registrado em 2011.

Pois bem: entre janeiro e agosto de 2012 as importações de carne de frango da Rússia aumentaram não mais que 14% em relação a idêntico período do ano anterior. Ou seja: o aumento mais significativo concentrou-se nos quatro meses pós-OMC (setembro/dezembro de 2012), período em que apresentaram aumento de quase 25% em relação ao quadrimestre final do ano retrasado.

Expertos comentam que o ocorrido no fechamento de 2012 não deve ser considerado uma tendência, pois as importações russas de carnes tendem a uma estabilização em, no máximo, seis meses. Consideram, neste caso, que essa estabilização independe de tarifas alfandegárias maiores, pois o governo da Rússia continua a conceder incentivos para o aumento da produção de carne de frango e a modernização da avicultura local.

Mas o que mais deve influenciar a redução das importações é o próprio tamanho do mercado consumidor russo, limitado frente a tanta carne.

A registrar que o Brasil teve participação limitada no aumento das importações russas de carne de frango. Em 2012 foram expedidas para aquele mercado pouco mais de 65 mil toneladas do produto, responsáveis por uma receita cambial de US$133 milhões. Esses incrementos corresponderam a aumentos de 8,6% no volume e de 7,7% na receita.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias