Outros

CÓDIGO FLORESTAL: Profissionais das cooperativas discutem nova legislação

O engenheiro agrônomo e assessor da área de meio ambiente da Ocepar, Silvio Krinski, esteve reunido na semana passada com cerca de 80 técnicos de cooperativas de diversas regiões do Paraná para discutir o novo Código Florestal Brasileiro, sancionado pela presidente Dilma Rousseff no dia 25 de maio


Publicado em: 04/07/2012 às 14:10hs

CÓDIGO FLORESTAL: Profissionais das cooperativas discutem nova legislação

Foram realizadas três reuniões: dia 27 de junho, na sede da Coodetec, em Cascavel, com 31 participantes; dia 28, na Cocamar, em Maringá, com 15 participantes, e no dia 29, na Batavo, em Carambeí, com 35 profissionais. Um novo encontro deve acontecer na região Sudoeste, em local e data a serem definidos. Krinski apresentou os principais pontos que compõem a nova legislação e abriu espaço para os técnicos esclarecerem suas dúvidas. “A discussão foi válida e importante. Até então, existiam muitas dúvidas sobre o Novo Código Florestal. O assunto é complexo e o próprio código possui questões divergentes. Mas agora estamos mais preparados para orientar o agricultor”, argumentou o técnico ambiental da Coodetec, Thiago Rafael Sodré.

Próximos caminhos – De acordo com Krinski, esse foi apenas um dos primeiro passos de preparação dos técnicos que atuam no cooperativismo paranaense sobre o tema. De acordo com ele, ainda é preciso aguardar uma definição sobre a Medida Provisória 571/2012, que promoveu mudanças no texto final aprovado no Congresso Nacional e cujas emendas devem ser apreciadas na Câmara Federal. “Haverá ainda a regulamentação das leis ambientais no âmbito dos Estados e estamos salientando a importância da participação das cooperativas nesse processo. Depois, queremos realizar novos treinamentos e publicar uma cartilha para que o agricultor possa entender com detalhes o novo Código Florestal”, disse o assessor da Ocepar.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Coodetec

◄ Leia outras notícias