Outros

Carne de frango: tendências da produção no segundo semestre

Uma vez que, de julho para cá, não tem sido divulgadas estimativas sobre a evolução da produção brasileira de carne de frango, nada impede que ? uma vez efetuada a projeção da produção de pintos de corte do período agosto-dezembro de 2012 se projete, também, a possível produção de carne de frango deste segundo semestre e, por decorrência, de todo o exercício de 2012


Publicado em: 18/09/2012 às 11:00hs

Carne de frango: tendências da produção no segundo semestre

Nas projeções sintetizadas no quadro abaixo, adotou-se como nível de produtividade dos pintos alojados o índice médio registrado no semestre inicial do ano, mas com ligeira redução – supondo-se, neste caso, que frente aos altos custos de arraçoamento, os frangos em criação têm sido (e continuarão sendo) conduzidos ao abate mais precocemente e, portanto, com um peso final menor que o padrão.

Naturalmente, esse procedimento varia de empresa para empresa. Assim, pode ocorrer que a produção efetiva seja, em determinados meses, ainda menor que a estimada. Mas também pode acontecer o contrário – a produção superando as projeções efetuadas, algo que, doravante, se encontra na dependência, apenas, do bom senso do empresariado.

Note-se, a propósito, que mantido o rendimento médio registrado pelo setor nos últimos cinco anos, a produção de carne de frango do semestre pode superar em até 20% o volume ora estimado, ultrapassando-se a casa dos 7 milhões de toneladas. Isso, a despeito da redução na produção de pintos de corte.

Repetindo, pois: o que se vai produzir, efetivamente, depende apenas do bom senso do empresariado. Hoje, o que se tem de concreto, é que o custo de produção permanece sensivelmente maior que o de seis meses ou um ano atrás. Como isso precisa, necessariamente, ser repassado ao consumidor, o recuo no consumo deve ser encarado como fato natural.

Dado serem mínimas ou nulas as probabilidades de o mercado externo vir a absorver os excedentes internos, cabe ao setor manter equilibradas oferta e procura para garantir, ao menos, o ressarcimento dos custos.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias