Outros

Campo preserva mais a água do que as cidades, diz Izabella Teixeira

Produtores rurais brasileiros devem ter diferencial por proteger o recurso, defende ministra


Publicado em: 20/11/2012 às 12:00hs

Campo preserva mais a água do que as cidades, diz Izabella Teixeira

Quem está mais próximo das fontes de água preserva mais esse recurso do que quem está longe das nascentes. A avaliação é da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que participou de um seminário sobre a água em São Paulo na última quarta-feira (7). “É por isso que o campo preserva mais do que a cidade”, disse ela.

Embora a água cubra dois terços da superfície do planeta, apenas 0,007% do total é “suprimento sustentável disponível” para uso, segundo o vice-presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). O aumento da população, da renda e da poluição são desafios na gestão da água, segundo ele, sobretudo nos países em desenvolvimento.

Por isso, Izabella fez questão de frisar o papel dos produtores rurais brasileiros na preservação da água. “O Brasil é o único País com obrigação de manter áreas de preservação permanente (APPs) para preservar a água”, disse, em referência às exigências do Código Florestal. Em seguida, a ministra completou que “os produtores estão recuperando as fontes de água, independentemente do Código Florestal”.

O próximo passo, defendeu a ministra, é que os agricultores brasileiros sejam reconhecidos por esse diferencial em relação a seus concorrentes internacionais. “Qual é o fator de competitividade que o produtor brasileiro vai ganhar nos próximos 20 anos? A ‘adicionalidade positiva’ do produtor brasileiro precisará ser reconhecida”, avalia.

Mas mesmo dentro da sociedade brasileira, essa externalidade positiva da agropecuária não é reconhecida, segundo a chefa da pasta do Meio Ambiente deu a entender. “A água não vem do duto da Sabesp ou da Cedae [concessionárias do serviço em São Paulo e Rio de Janeiro], assim como a galinha não é um frango congelado no supermercado, o que surpreende muitas crianças hoje”, afirmou.

Fonte: Sou Agro

◄ Leia outras notícias