Outros

Cadeia de alimentos precisa de mais cooperação, diz Rabobank

Um movimento na direção de acordos de longo prazo para preços na cadeia de alimentos e relações de cooperação entre produtores rurais e o varejo poderiam ajudar a reduzir os custos em um cenário de pressão inflacionária dos alimentos e margens apertadas


Publicado em: 15/02/2013 às 15:50hs

Cadeia de alimentos precisa de mais cooperação, diz Rabobank

Um movimento na direção de acordos de longo prazo para preços na cadeia de alimentos e relações de cooperação entre produtores rurais e o varejo poderiam ajudar a reduzir os custos em um cenário de pressão inflacionária dos alimentos e margens apertadas, afirmou Gilles Boumeester, diretor global para alimentos e agricultura do Rabobank. “O setor precisa migrar para um modelo em que exista mais cooperação na cadeia de alimentos”, disse ele, em entrevista à Dow Jones Newswires.

Em seu relatório, o banco holandês cita a Silver Fern Farms, processadora de carnes da Nova Zelândia, como exemplo de empresa que recentemente começou a oferecer produtos sob contratos de três anos de venda. Esse modelo pode dar alguma garantia à uma setor que tradicionalmente firma contratos de no máximo um ano. Ações como essa têm o potencial de revolucionar a indústria ao torná-la mais produtiva, inovadora, segura e sustentável, disse o banco.

Fonte: Dow Jones Newswires

◄ Leia outras notícias