Publicado em: 28/05/2012 às 12:50hs
Organizada pela Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (FICCC) de forma itinerante e trianual, a edição deste ano teve como sede Montevidéu, no Uruguai.
O evento teve início no dia 21 e promoveu disputas nas modalidades Freio de Ouro, Movimiento a La Rienda, Enduro, Paleteada Internacional e ainda uma Exposição Morfológica. O grande público que esteve presente desde o primeiro dia no Parque Rural do Prado assistiu à apresentação de animais de alta qualidade, muito elogiados pelos jurados, em provas de excelente nível competitivo.
Decisão na última corrida
A classificatória ao Freio de Ouro brasileiro, realizada em paralelo à disputa do Freio de Ouro da FICCC, foi repleta de emoção do início ao fim. Com a participação de 17 animais (12 fêmeas e cinco machos) a prova teve grande alternância de posições e só foi decidida na paleteada final, que encerrou garantindo a vaga na final do Freio à duas fêmeas e três machos.
Entre as fêmeas Tinideira do Purunã ficou em primeiro lugar com 19,556 e rendeu à Antonieto Rosa o título de ginete destaque da prova. Em segundo lugar ficou Ressolana do Purunã, montada por Daniel Teixeira, com 18,602. Nos machos os classificados são Lanceiro Simpatia montado por Felipe Silveira, com 19,201; Idioma Tupambaé montado por Raul Lima, com 18,336 e o uruguaio Jaguel Frenazo, montado por Claudio Fernandez, com nota final 18,234.
“Foi uma classificatória de muito bom nível com destaque às éguas, que estavam em maior quantidade e mostraram bom aproveitamento. Os dois cavalos que passaram também são muito bons e mereceram”, analisou Rodrigo Albuquerque Py, jurado da prova junto de Francisco Kessler Fleck e Ciro Manoel Canto de Freitas.
Freio de Ouro da FICCC consagra campeões
No Freio de Ouro da FICCC, o nível equilibrado entre consagrados competidores foi comemorado pelo público que vibrou a cada esbarrada, giro e paleteada executada com extrema habilidade. A disputa encerrou no início da noite com a consagração de dois grandes vencedores da raça. Entre os machos o campeão foi Pampa de São Pedro montado por Lindor Collares Luiz, com nota 20,728, e entre as fêmeas a vencedora foi Herança do Carrachi montada por Fábio Teixeira da Silveira, com a nota final 20,643.
“O Pampa mostrou que é um cavalo chegador, que não se entrega. Das sete provas que ele competiu em toda a vida, ele ganhou seis. Na única que perdeu ficou em segundo, com o Freio de Prata”, elogiou a proprietária de Pampa de São Pedro, Márcia Linhares, da cabanha GAP São Pedro, de Uruguaiana/RS.
A emoção da vitória também foi grande entre os proprietários de Herança do Carrachi. “Ela é uma égua maravilhosa, fantástica, foi Bronze em 2010 e ficou em 4º lugar em 2011. Agora mostrou que segue em alto nível e isso nos gratifica muito”, comemorou Aldo Vendramin, da Estância Vendramin de Palmeira/PR.
Fonte: ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos
◄ Leia outras notícias