Publicado em: 26/03/2013 às 19:10hs
Dez países continuam a vetar o produto brasileiro: China, Japão, África do Sul, Arábia Saudita, Chile, Jordânia, Catar, Peru, Líbano e Egito. Na reunião do Comitê de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias, encerrada na sexta-feira, nenhum desses países se manifestou, o que não é surpresa, já que as delegações normalmente deixam para as capitais reagirem mais tarde.
O único país que se manifestou foi a Argentina, que apoiou o pedido brasileiro de remoção das barreiras. Em Brasília, representant es brasileiros reiteraram, no fim de 2012, ameaças de questionar países na OMC em caso da manutenção das barreiras.
O Brasil tem a seu favor a manutenção de seu status de país com "risco insignificante" para a doença da "vaca louca", reafirmado pelo comitê científico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O comitê recomendou "forte monitoramento" da doença.
Na ocasião, o comitê afirmou que a identificação do caso único da doença não colocava em risco a saúde animal ou dos consumidores dos parceiros do Brasil.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias