Publicado em: 09/07/2012 às 11:10hs
Com o objetivo de apresentar as principais demandas do setor cooperativista à diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os diretores do Sistema OCB, João Nicédio Nogueira e João Paulo Koslovski, acompanhados do superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, estiveram na sede da instituição nesta quinta-feira (05/07). Foram recebidos pelo diretor de Infraestrutura Social do Banco, Guilherme Lacerda, que, de acordo com Nobile, se mostrou bastante interessado e comprometido em atender aos pleitos apresentados.
Conhecimento - “Percebemos o grande conhecimento sobre cooperativismo por parte do diretor Lacerda, que se mostrou pronto a encaminhar de imediato nossas solicitações. Isso nos dá uma sensação de muito otimismo para ver atendidas as demandas do setor”, destacou Nobile. Segundo o superintendente, os diretores do Sistema OCB se mostraram bastante satisfeitos com a atuação positiva e pró-ativa do dirigente que, imediatamente, encaminhou aos demais diretores presentes os pedidos para dar o andamento necessário. “Foi um diálogo bastante fluido, com a atenção e o cuidado que os temas merecem”, pontuou o superintendente.
Procapcred - A ampliação do acesso ao Programa de Capitalização de Cooperativas de Crédito (Procapcred) a todos os associados, incluindo as cooperativas singulares e centrais como possíveis beneficiárias com a redução dos juros em níveis praticados pelo Pronaf e a ampliação de limite individual de contratação foi um dos assuntos abordados na reunião. Além disso, os representantes do sistema cooperativista aproveitaram a oportunidade para solicitar apoio da instituição à proposta de acesso das cooperativas de crédito aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), viabilizando a operação e permitindo o estabelecimento de outros canais de oferta de crédito com vistas à geração de emprego e renda.
Procap-Agro e Prodecoop - “A reunião nos permitiu abordar, ainda, outros tópicos como Procap-Agro, Prodecoop, a criação de novos instrumentos de capitalização. Propusemos à diretoria a criação de um grupo permanente de trabalho ente as entidades, para tratar das políticas de fomento ao cooperativismo de uma forma geral. O resultado da interlocução foi o melhor possível”, resumiu Nobile.
Fonte: Informe OCB
◄ Leia outras notícias